Para a maior parte das pessoas é impensável fazer a sua vida sem carro. Mas, na verdade, isto pode ser mais benéfico do que imagina. Para além de ajudar o meio ambiente, ainda pode poupar na carteira e, em alguns casos, economizar no tempo.

Uma das formas que existe para reduzir a poluição ambiental e ser amigo do ambiente, passa por utilizar o automóvel apenas em situações consideradas estritamente necessárias e optar por outros meios de transportes. Se otimizar o uso do seu veículo, vai também poupar no combustível e, de passagem, ganhar uma melhor qualidade de vida. Com isto em mente, sugerimos as seguintes alternativas:

1. Pedalar ajuda a poupar e melhora a saúde

Caso resida num grande centro urbano e as deslocações para o local de trabalho não requerem que faça grandes distâncias, o uso da bicicleta pode ser algo a ponderar.

As vantagens e benefícios são evidentes:

  • Não polui o ambiente;
  • Ajuda a melhorar a saúde;
  • Não tem despesas com combustível, nem estacionamento;
  • Poupa na manutenção do automóvel pois vai reduzir o seu uso.

Se por acaso não tiver uma bicicleta pode sempre investir numa tendo sempre em consideração o seu orçamento familiar. As bicicletas elétricas são uma das melhores alternativas, mas o principal entrave está no investimento inicial que é avultado.

Pode sempre alugar uma bicicleta na sua cidade, uma vez que já existem diversas empresas que praticam preços acessíveis. Assim, desloca-se para qualquer lugar, poupando tempo e dinheiro.

2. Os transportes públicos como solução

Os transportes públicos são outra das soluções para reduzir o uso do automóvel e, assim, ajudar a diminuir a poluição ambiental.

Apesar de em alguns casos o impacto ser o mesmo, a verdade é que a maioria dos transportes públicos já dispõe de frotas movidas a gás natural e sem qualquer tipo de emissão poluente. Se fizer as contas vai verificar que, muito possivelmente, o preço do passe mensal compensa mais do que atestar o carro.

3. Partilhar é o que está a dar

Hoje em dia, já são várias as plataformas tecnológicas que disponibilizam alternativas de mobilidade simples e eficazes. Esta pode ser uma solução para ir para o trabalho ou para dar as voltinhas necessárias. Para além do preço a pagar compensar bastante, pode ainda aproveitar e partilhar este serviço com familiares e amigos e dividir assim o valor, saindo assim mais prático e barato para todos.

No entanto, outras das alternativas é recorrer ao sistema de partilha de boleias que pode encontrar em grupos nas redes sociais e na Internet. Para além de conhecer novas pessoas, vai ainda partilhar todos os custos relacionados com a deslocação. Por vezes, estes montantes são tão baixos que já são muitas as pessoas que já fazem deste sistema o seu principal meio de transporte para o trabalho.

4. Veículos de mobilidade partilhada

O conceito de mobilidade partilhada, assim como o de economia de partilha, veio para ficar. Cada vez é mais usual ver-se pessoas a ir de trotinete ou de bicicleta para o local de trabalho. A scooter também é outros dos meios de transporte mais utilizados, uma vez que a poupança em termos de combustível acaba por compensar.

Estes meios de mobilidade são muito úteis para quem vive e trabalha nos grandes centros urbanos, podendo utilizar os transportes públicos para grandes distâncias e depois em médias e curtas utilizar um dos serviços de mobilidade partilhada. Tudo isto pode estar à distância de um clique no seu smartphone para poder localizar os transportes pretendidos.

Como pode ver, viver sem carro não é uma tarefa impossível. Apenas deve procurar dentro das alternativas existentes, a que melhor se adequa ao seu caso e necessidades, e começar a poupar dinheiro de uma forma eficaz em 2020.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.