Conheça as últimas notícias sobre ambiente e ecologia e siga as nossas dicas de poupança para reduzir o desperdício e ter um estilo de vida sustentável.
Um dos mais potentes gases com efeito de estufa, o hidrofluorocarboneto 23 (HFC-23), está a aumentar a um ritmo elevado na atmosfera, concluíram cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, num estudo hoje publicado.
A produtora de vinhos Symington Family Estates criou vinhas experimentais no Douro onde investiga o comportamento das diversas castas de uvas e a capacidade de resistência à seca e ao tempo quente, consequências já sentidas das alterações climáticas.
A família Symington está instalada no Douro desde o século XIX, tornou-se numa das principais produtoras de vinho de Portugal e está a implementar a estratégia de sustentabilidade “Missão 2025” para contribuir na luta contra a crise ambiental.
Centenas de ativistas pelo clima iniciaram o caminho da estação de comboios de Davos, Suíça, onde se prepara o início da 50.ª edição do Fórum Económico Mundial, ao qual pedem responsabilidades na crise climática.
As autoridades chinesas vão proibir ainda este ano o uso de sacos não biodegradáveis nas principais cidades, parte de um plano agora aprovado para reduzir o desperdício de plástico descartável.
Em setembro do ano passado, a Organização das Nações Unidas considerou Portugal o 26.º país mais sustentável do mundo. 2020 arranca com Lisboa eleita Capital Verde Europeia. Mas será que os portugueses sabem como educar os mais pequenos a tornarem-se cidadãos mais responsáveis?
A Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI) considera que o uso de bicicletas partilhadas deve ser uma aposta de futuro em Lisboa, salientando que é “asfixiante” o número de carros que entram na cidade diariamente.
Cientistas nos Estados Unidos criaram um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência.
As alterações climáticas estão a provocar primaveras mais verdes, com maior presença vegetal, e mais compridas, o que origina verões mais secos e quentes porque o as plantas primaveris em maior número absorvem mais água do solo.
Várias instituições bancárias no centro de Lisboa receberam hoje a visita inesperada de uma espécie de passeio turístico da organização ambientalista Climáximo, que quis chamar a atenção para as ligações da banca aos maiores poluidores.
A qualidade do ar na segunda cidade australiana, Melbourne, agravou-se para níveis considerados "severos" durante a madrugada, devido ao aumento do fumo provocado pelos incêndios no leste da região.
A Federação Europeia dos Transportes e Ambiente concluiu, com base num estudo que analisou dois dos modelos automóveis mais vendidos na Europa, que "a poluição dos novos veículos a gasóleo atinge níveis mil vezes acima dos valores normais".
Os dias de calor extremo aumentam o risco de violência e podem aumentar com as alterações climáticas, segundo os autores de um estudo que analisou a ligação calor/violência na Rússia.
Ricardo Nicolau recolhe plásticos das praias há vinte anos, mas foi há quatro que começou a criar personagens com os resíduos que o mar devolve, e algumas estão em exposição, a partir de hoje, no LU.CA, em Lisboa.
As rolhas de cortiça natural e as rolhas de espumante, dois dos principais produtos da indústria da cortiça, têm um impacto positivo na regulação do clima, segundo um estudo da consultora EY divulgado hoje.
A eliminação progressiva do plástico de utilização única de toda a gama IKEA é uma das muitas ações que a marca toma para reduzir o impacto negativo no ambiente.
A ilha da Madeira está "particularmente vulnerável" às alterações climáticas, devido à "maior incidência" de eventos extremos e aos "perigos" associados à subida do nível médio do mar, alertou a cientista da ONU Joana Portugal Pereira.
O príncipe William vai lançar, em 2020, um prémio ambiental que recompensará com milhões de euros as soluções criadas para combater a crise climática, informaram os serviços do neto da rainha Isabel II.