Conheça as últimas notícias sobre ambiente e ecologia e siga as nossas dicas de poupança para reduzir o desperdício e ter um estilo de vida sustentável.
As secas e ondas de calor triplicaram nos últimos 50 anos na Europa, com uma correspondente redução nas colheitas, especialmente cereais, indica um estudo desenvolvido por três investigadores da Universidade Nova.
A Amazónia perdeu 2,3 milhões de hectares em 2020, 17% a mais do que no ano anterior, o terceiro pior registo dos últimos 20 anos e o maior na Bolívia, Equador e Peru, segundo imagens de satélite.
Uma centena de políticos e empresários europeus apelaram ao Presidente norte-americano, Joe Biden, para formar uma aliança com a União Europeia no combate às alterações climáticas, começando pela neutralidade das emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2030.
Mais de um terço da área da plataforma de gelo da Antártida está em risco de colapso se as temperaturas subirem quatro graus Celsius (ºC) acima dos níveis pré-industriais, segundo um estudo da Universidade de Reading, em Inglaterra.
As espécies invasoras tiveram custos mundiais avaliados em 1,28 biliões de dólares (1,09 biliões de euros), ao longo dos últimos 50 anos, indica uma investigação de especialistas de todo o mundo.
A Universidade de Aveiro (UA) está a montar junto ao centro de recuperação de animais marinhos ECOMARE, na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, uma instalação-piloto de aquicultura multi-trófica integrada, revelou hoje fonte académica.
Controlo de validades dos artigos de nutrição, criação de parcerias para evitar o desperdício zero e ações de apoio às comunidades, estão entre as propostas da Decathlon Portugal numa altura em que se junta ao movimento "Unidos Contra o Desperdício".
Até junho deste ano a defesa dos oceanos e das suas espécies motivam uma campanha lançada pelos supermercados Pingo Doce. Por cada livro “Bando do Mar-Missão: salvar o oceano”, será entregue 0,50 euros a um projeto de educação e sensibilização ambiental.
Emily Alexandra Guglielmo é conhecida pela sua profunda ligação ao oceano, um bem natural e essencial ao planeta, que faz questão de proteger através de diversas iniciativas.
Um consórcio de entidades nacionais juntou-se no projeto “OmegaPeixe” com o intuito de produzir pregado e robalo, duas das espécies mais relevantes no sul da Europa, de forma otimizada e ambientalmente sustentável e por forma a aumentar o consumo de ómega-3, fonte de nutrientes.
Cartão, madeira e cana-de-açúcar estão entre os materiais que substituem a utilização de plástico nos supermercados Mercadona. Uma ação que visa reduzir em três mil toneladas o recurso ao plástico por ano naquela cadeia de retalho espanhola a operar em Portugal.
Em parceria com a associação Waves For Water e com o apoio do desportista espanhol Kepa Acero, a marca de vestuário norte-americana está a apelar aos utilizadores das redes sociais de todo o mundo que gravem um vídeo e o partilhem com a hashtag #dockersw4w.
Organizações de ativistas pelo clima anunciaram hoje que o Tribunal de Justiça Europeu rejeitou uma ação contra a União Europeia movida por cidadãos afetados pela crise climática, mantendo a decisão da primeira instância relativamente a um caso iniciado em 2018.
A Hora do Planeta é o maior movimento global contra as alterações climáticas e une milhões de pessoas que pretendem mostrar o seu compromisso com o planeta Terra. Em Portugal, a hora do apagão será celebrada digitalmente com a "Hora da Água", um programa online com apresentação de Leonor Poeiras, em
Sustentabilidade, economia circular e lixo zero são, atualmente, mais do que conceitos, integram os nossos hábitos diários e os gestos simples que os acompanham. Cuidar da nossa saúde oral também é oportunidade para adotarmos um estilo de vida que estime o planeta. E começa na escova, pasta de dente
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) concluíram que o eucalipto tem propriedades herbicidas que ajudam a prevenir o risco de incêndios e a reduzir os prejuízos na agricultura, foi hoje revelado.
As alterações climáticas e o aquecimento global obrigam-nos a desenvolver, com urgência, ações para a sustentabilidade. Um dos setores que está a desenvolver um plano é o da moda.
O futuro adivinha-se seco na Península Ibérica, alertou hoje a organização ambientalista ANP/WWF, com um relatório em que defende mais colaboração entre Portugal e Espanha para gerir rios e disponibilidade da água.