A energia solar vem sendo utilizada para a realização de inúmeros projetos sustentáveis, mas há muitos céticos que temem que em alguns anos esta fonte enfrente o problema quanto à sua eficiência se as alterações climáticas ideais não forem 'regularizadas'.

É por isso que o aluno Carvey Ehren Maigue, da Universidade Mapua, nas Filipinas, projetou um sistema chamado Aureus, que continua a captar luz mesmo em dias nublados.

Maigue achava que seu sistema poderia funcionar da mesma forma que uma aurora boreal. Como ele explica: "As partículas de alta energia são absorvidas por partículas luminescentes que as reemitem como luz visível" .

O painel solar projetado por este aluno recupera as partículas luminescentes encontradas em alguns resíduos de alimentos e aprisiona-as num composto de resina.

Quando essas partículas são atingidas pela luz ultravioleta, elas absorvem e refletem a luz. Os reflexos da luz visível concentram-se nas bordas dos painéis, onde são capturados por células fotovoltaicas para convertê-los em eletricidade.

A recuperação real dessas partículas bioluminescentes ocorre quando se tritura frutas e vegetais e filtra-se a mistura resultante.

O desperdício de alimentos usados ​​na produção é o resultado das alterações climáticas, pois devido a este problema atual, as Filipinas viram milhões de hectares de vegetação ficarem danificados e resultaram em frutas e vegetais inadequados para o consumo humano.

O painel AuREUS é ideal para ser instalado em fachadas de edifícios sem comprometer a funcionalidade arquitetónica. Este feito rendeu a Maigue o reconhecimento com o Prémio James Dyson de Sustentabilidade .

“... Podemos mostrar às pessoas que adaptar a sustentabilidade para combater as alterações climáticas é algo que pode beneficiar as gerações presentes e futuras. Assim podemos unir mais pessoas nesta luta contra este problema mundial”.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.