Conheça as últimas notícias sobre ambiente e ecologia e siga as nossas dicas de poupança para reduzir o desperdício e ter um estilo de vida sustentável.
O relatório provisório em que a ONU avaliou os compromissos climáticos registrados no Acordo de Paris representa um "alerta vermelho para o nosso planeta", refere António Guterres.
Um ‘iceberg’ com cerca de 1.270 quilómetros quadrados, aproximadamente o tamanho da área metropolitana de Londres, está a desprender-se da Antártida, quase dez anos após os cientistas detetarem as primeiras fendas na massa de gelo.
O regresso às etiquetas energéticas com escala entre A e G, sem classes A+, A++ e A+++, entra hoje em vigor nas lojas, físicas e online, para máquinas de lavar louça e roupa, aparelhos de refrigeração e televisores.
Apesar da diminuição da poluição verificada pela diminuição da atividade em vários setores imposta pela pandemia de COVID-19, este continua a ser um grave problema de saúde pública.
Responsáveis científicos da área do ambiente recomendaram hoje à Assembleia da República que a futura lei do clima privilegie uma visão de longo prazo e não metas setoriais que podem rapidamente desatualizar-se.
A principal novidade da nova etiqueta energética é a escala de classes de eficiência energética que regressa à sua forma original, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).
Espalme a embalagem para ser menor o volume que vão ocupar, diminuindo os custos e a poluição provocada pelo transporte e armazenamento desses materiais
O ministro do Ambiente reforçou hoje a necessidade de um acordo global sobre os plásticos e apelou para que todos se juntem aos esforços da União Europeia na transição para uma economia neutra em termos climáticos.
Os consumidores depositaram em média 39 mil embalagens de bebidas em plástico por dia em máquinas automáticas, ao abrigo do projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!”, iniciado em março de 2020.
Uma equipa de 29 peritos de todos os continentes, liderada por Maria João Feio, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), fez o ponto da situação sobre a qualidade ecológica dos rios no mundo e as notícias não são boas
A Câmara de Lisboa vai passar a disponibilizar informação em tempo real aos cidadãos acerca da qualidade do ar, ruído e tráfego, a partir do final de março, através de uma rede composta por 658 sensores de monitorização ambiental.
Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) estão a colaborar com o grupo MUST-B, criado pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, para estudar o risco integrado de múltiplos fatores de ‘stress’ em abelhas melíferas.
A recolha seletiva de embalagens em 2020, em Portugal, aumentou 13%, face a 2019, tendo sido encaminhadas para reciclagem mais de 409 mil toneladas de embalagens.
Mais de 160.000 pessoas morreram no ano passado vítimas da poluição nas cinco cidades mais populosas do planeta, incluindo São Paulo e a Cidade do México, apesar da qualidade do ar ter melhorado em algumas regiões pelo confinamento, anunciou nesta quinta-feira (18) a ONG Greenpeace.
Estamos cada vez mais desapegados à roupa que compramos, deixando-nos levar pela ideologia da 'fast fashion' - compramos peças a preços muito baixos já com a ideia de que podem ser descartadas facilmente por essa mesma razão.
As alterações climáticas vão mudar as condições agrícolas e aumentar as pragas na Europa, as zonas de produção serão alteradas e os rendimentos e preços serão mais variáveis, prevê um estudo hoje divulgado pela Agência Europeia do Ambiente (AEA).
A empresa desta jovem recicla cerca de 500 quilos de plástico todos os dias para resolver o problema de poluição de lixo plástico no Quénia e, ao mesmo tempo, ajudar a resolver o problema de moradias inadequadas do país.
Ambientalistas e investigadores de associações nacionais e locais encaram o encerramento da Petrogal em Matosinhos com um “otimismo desconfiado” sobre qual o futuro dos terrenos usados pela Galp durante várias décadas e pedem respostas que não abandonem os trabalhadores.
Milhões de pessoas poderiam ser salvas em cada ano se os países aumentassem as medidas para cumprir os objetivos do Acordo de Paris e impedir o aquecimento global, indica um estudo hoje divulgado, que tem 2040 como horizonte.
A poluição causada por combustíveis fósseis foi responsável por mais de 8 milhões de mortes prematuras no mundo em 2018, ou seja, 20% dos adultos falecidos, segundo um estudo publicado esta terça-feira na revista científica Environmental Research.
Um estudo da Universidade de Évora demonstrou que o Montado, um ecossistema característico do Alentejo e que subsiste apenas no Mediterrâneo, é positivo para a qualidade das linhas de água e constitui uma barreira à poluição.