Embora todos queiram ser ricos nem todos o conseguem. É verdade que pode ser chato, difícil e por vezes é mais fácil mentir para si próprio para não ter que pensar nos seus problemas e nas suas finanças. Mas, não se deixe intimidar e habitue-se... o dinheiro é essencial para realizar certos objetivos na vida. Saiba que mentir no trabalho não é a forma mais fácil de enriquecer até porque a probabilidade de ser apanhado é grande e isso pode tornar tudo muito pior e os seus planos podem muito bem ir por água abaixo. Nunca se esqueça que a mentira tem 'perna curta', mesmo que seja na melhor das intenções, uma vez que vai sempre comprometer a sua credibilidade e a sua carreira, por isso o melhor é ser honesto independentemente da profissão e do seu cargo.

Desculpas por atrasos ou faltas - É neste campo que é mais comum as pessoas mentirem. O stress, o excesso de trabalho e por vezes a insatisfação profissional fazem com que isso aconteça. A maior parte das pessoas tenta camuflar um dia de menor disposição ou o facto de terem adormecido e acabam por inventar outras desculpas como doenças ou outros problemas menores.

Enganar o cliente - Para que a empresa não saia prejudicada muitas vezes o próprio funcionário inventa certas mentiras de forma a que o cliente não fique descontente. Algo feito com a melhor das intenções, mas que mais tarde pode chegar a prejudicá-lo.

Esconder erros - Seja em benefício próprio ou em defesa de colegas é comum omitir ou mesmo mentir sobre certos planos que deram para o torto. Muitas vezes é também uma forma da pessoa não perder o prestígio e a boa imagem junto dos colegas e superiores. Mas lembre-se que quando se descobrir o impacto que terá será muito maior.

Evitar determinados temas - Muitas vezes para mudar de assunto existe a necessidade de mentir para fugir ao problema. Fingir que desconhece a informação ou não atender certos telefonemas são formas de fugir e isso pode prejudicá-lo.

Mentir habitualmente - Por incrível que pareça é muito comum a pessoa que está a mentir achar que ninguém se apercebe. E embora possa surgir de vez em quando uma pequena desconfiança é logo esquecida se esta resultar em seu favor. E, mais tarde, volta-se a cometer o mesmo erro passando de uma situação pontual a um hábito. Mas desengane-se se pensa que é fácil, mentir constantemente para se fazer sobressair é cansativo e a longo prazo acaba por destruir a própria imagem, pois mais cedo ou mais tarde será apanhado.

Evite mentir - Assim sendo, a única forma de evitar estes problemas e ter a possibilidade de enriquecer é dizer a verdade. Mais vale aguentar as consequências da verdade do que se iludir com uma mentira que na altura até funciona, mas que mais tarde trará repercussões negativas. Assuma os seus erros, fale abertamente e livre-se deste ciclo vicioso.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.