Desde janeiro de 2014 que há peças de design de mobiliário português à venda nos armazéns Harrods, em Londres, e, em maio, saltaram para as montras. A Munna e a Ginger & Jagger são as duas marcas nacionais que foram convidadas a integrar a coleção dos célebres armazéns, depois de representantes do Harrods terem vindo conhecer a história e o processo de produção de cada uma. As marcas, da empresa portuguesa Urbanmint, vão colaborar, também, com o The Studio at Harrods, vocacionado para o design de interiores de projetos residenciais de luxo.
É um passo de gigante no percurso de duas jovens empresas nacionais. A Munna surgiu em 2008 e a Ginger & Jagger em 2012. Mas onde outros veem sucesso, a fundadora, Paula Sousa, vê apenas o reconhecimento da «qualidade e excelência dos produtos». Foi esse o seu objetivo desde o início, apostando «na internacionalização e no fortalecimento das artes e ofícios portugueses». Quando fundou a Munna, procurou conciliar a «herança da produção manual radicada na zona norte com um espírito inovador e contemporâneo do design».
Quis surpreender, sobretudo, os profissionais do design de interiores, um dos principais veículos de promoção das peças e contribuir para criar ambientes com uma identidade singular, que perdurem no tempo. É essa a linguagem dos projectos que integra, como é o caso do showroom da marca de sapatos Pollini em Milão ou dos hotéis Sheraton Park Tower em Londres, de La Maison Favart em França ou do Hotel Four Seasons Baku, no Azerbeijão. A presença em feiras e em exposições da especialidade trouxe-lhe o retorno.
«Noventa e cinco por cento do volume de vendas da marca é exportação», assegura a empresária. A Munna vende para 36 países, sendo os principais mercados o Reino Unido, França, Suíça e Arábia Saudita. Recentemente, a princesa saudita Mashael Bint Sultan adquiriu trinta peças para uma galeria em Riade. A Ginger & Jagger, por seu lado, foi apresentada no Salão Internacional do Móvel em Milão.
Esta empresa portuguesa tem a mesma herança genética, mas «tem uma identidade própria que vai buscar inspiração à natureza e funde as formas orgânicas com metais», refere a sua fundadora. Desde o lançamento anda em itinerância nas principais feiras de design, como a Decorex e a Super Brands em Londres, a Design Shanghai e a Maison & Objet, Paris e Ásia, entre outras. Paula Sousa sabe que é nestas janelas abertas ao mundo que espreitam as oportunidades.
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