Em Portugal infelizmente são vários os empregadores que pagam salários inferiores aos merecidos pelos trabalhadores. Se está nessa situação, talvez seja a altura de ponderar mudar de carreira, empresa ou de ter uma conversa com o seu patrão sobre um possível aumento salarial. Confira os sinais que está a ser mal pago e dê um boost à sua carreira.

Nunca foi aumentado

O sistema de promoções e progressos na carreira vai depender da empresa, cargo ocupado e experiência profissional adquirida. Mas se já trabalha há alguns anos na mesma empresa e nunca teve um aumento, algo poderá estar errado, especialmente se nesse tempo aumentou a carga de trabalho e/ou nível de responsabilidade.

Recebe menos que os colegas com as mesmas qualificações

Tem colegas que trabalham em empresas da mesma área mas que ganham mais? Talvez esteja na altura de mudar de empresa. Compare salários e candidate-se a uma posição semelhante à que ocupa mas numa empresa concorrente. Se for seleccionado mas der primazia ao local onde trabalha, pode sempre tentar negociar com o seu patrão o ordenado face à nova proposta.

É um elemento indispensável à empresa

Existem competências que só se ganham com a experiência profissional, o que torna certos elementos indispensáveis ao bom funcionamento de uma equipa de trabalho. Se já investiu tempo e grande parte da carreira a desenvolver algo que o tornou um elemento único e insubstituível, pode usar isso a seu favor. O seu chefe com certeza preferirá dar-lhe um aumento do que investir tempo e dinheiro em formações de um novo elemento, que poderá nunca vir a ser tão competente quanto você.

Tem demasiada responsabilidade

Um trabalho com um elevado nível de responsabilidade pode ser cansativo e stressante. Geralmente, isso é compensado com um salário acima da média ou uma carga horária reduzida. Se não beneficia nem de uma coisa nem de outra, talvez seja altura de reavaliar a sua carreira.

As empresas similares oferecem benefícios

Mesmo quando os salários são semelhantes, faça uma pesquisa e confira as ofertas e benefícios que outros empregadores oferecem aos seus funcionários em posições semelhantes à sua. Mesmo que o seu patrão não o queira aumentar, pode compensar com a oferta de um seguro de saúde, mensalidades em ginásios, senhas de refeição, carro e telemóvel ou bónus anuais.