O desenvolvimento e sucesso nas carreiras profissionais, tem sido ao longo dos anos e, cada vez mais, assente nas relações humanas, na criação e desenvolvimento de relações produtivas para o emprego ou o negócio, e recomendações, no chamado networking.

O domínio de uma forte rede de contactos ajuda na perceção de cada um enquanto recurso essencial para a empresa na qual trabalham. Esta é hoje uma competência-chave no mercado de trabalho moderno.
 
Quando expande a sua rede de contactos, acede a mais pessoas com mais e distintas competências, especializações e com experiências únicas.

A pensar nesta realidade, a Adecco, empresa especialista em recursos humanos, ajuda-o a identificar os cinco segredos para um networking de sucesso.

1. Seja um elemento de contacto. Não se cinja aos seus atuais contactos, faça apresentações úteis sempre que possa a pessoas externas à sua rede. Quando falamos de networking, a confiança é um fator importante. È o elemento chave que possibilita o desenvolvimento não só de benefícios próprios na resolução de problemas, mas também como facilitador de contacto entre elementos da rede que fortalecem a sua imagem como elemento relevante de contacto e referência.

2. Desenvolva a prática de escuta ativa. Isto não significa que fica apenas calado quando a outra pessoa está a falar. Mostre interesse sincero ao colocar questões pertinentes à conversa.

3. Procure sempre formas de oferecer ajuda. Os melhores networkers começam por abordar as pessoas com o intuito de saber como podem ajudar.

4. Mantenha-se atento a pessoas inteligentes, motivadas. Estabeleça a ligação desde cedo, mantenha o contacto e ajude-as na sua carreira, dentro do que estiver ao seu alcance. Eles são os influenciadores do futuro—estabelecer a ligação com estes, desde os seus primeiros passos, será mais fácil do que quando forem bem-sucedidos.

5. Seja fiel ao seu compromisso. Ao desenvolver um contacto com alguém no intuito primordial de oferecer uma ideia que poderá ajudá-lo, não negligencie levar a cabo essa sua oferta. Se falhar nesta, irá perder a confiança antes mesmo do início do que poderá ser uma relação de networking bilateral de sucesso.

Cada carreira é um trabalho em progresso, e a rede de contactos pode acelerar esse processo.