Quem vive num centro urbano sabe que atravessar a cidade de automóvel é uma tarefa stressante e pode arruinar as suas contas mensais.

O carro absorve cerca de 15% dos seus rendimentos e com o combustível a preços proibitivos, é necessário cortar em alguns custos.

A melhor forma de cortar nos custos inerentes ao veículo é utilizá-lo o menos possível. As alternativas são bem mais económicas, saudáveis e amigas do ambiente. Não são novidade, mas em tempos de austeridade talvez seja a altura de começar a pensar nestas hipóteses.

Transportes públicos

Podem não cumprir sempre o horário e fazê-la chegar muitas vezes atrasada ao trabalho, mas os transportes públicos continuam a ser uma das formas mais baratas para se movimentar no dia-a-dia. Seja de autocarro, comboio, barco ou metro, esta é ainda a oportunidade para ir fazendo outras coisas que lhe dêem prazer, como ler, escrever, crochet, palavras cruzadas ou até mesmo ir adiantando trabalho.

Se passar a ser utilizadora regular de algum destes meios de transporte, o ideal será comprar o passe social. Antes de comprar, informe-se sobre os preços, descontos e combinações que existem, de forma a encontrar a melhor solução para si.

Bicicleta

Apenas para distâncias curtas, como por exemplo o trajeto casa para o trabalho. Ao andar de bicicleta alia o desporto à poupança, o que faz deste meio de transporte ideal. A poupança começa logo nos custos de aquisição e segue na manutenção, que são residuais quando comparados com as despesas de um automóvel.

Carpooling

Mais poupança, menos poluição e menos automóveis a “entupir” as estradas. Os sistemas de boleia continuam a dar passos pequenos em Portugal, mas através deste sistema poderá poupar dinheiro nas deslocações.

Através deste sistema de boleia para pessoas com destinos e horários coincidentes. O objetivo é que os condutores que viajam diariamente sozinhos em carro próprio possam partilhar carro com outros que fazem o mesmo trajeto. Se está interessada, pergunte aos colegas, vizinhos, amigos e conhecidos se alinham ou coloque um anúncio num jornal ou no painel. Quer experimentar? Vá pelo Carpool ou estão experimento o Galpshare.

Car-sharing

Este conceito consiste no aluguer de um carro por curtos períodos de tempo, frequentemente por uma hora, e é atrativo para pessoas que usam o carro ocasionalmente. O preço do aluguer já inclui combustível, estacionamento, seguro, inspeção, selo, revisão e limpeza. Saiba mais no Mob CarSharing.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.