O Natal é uma altura em que as famílias portuguesas se juntam à mesa para a tradicional ceia natalícia e partilham bons momentos e presentes.

Dezembro é também um mês de maior consumismo, sendo que se este consumo não for programado e gerido, poderá levar a um desequilíbrio financeiro nas carteiras dos portugueses. Contudo, é possível poupar no Natal, sem que deixe de oferecer presentes aos seus entes queridos. Eis 12 dicas de poupança essenciais.

1. Lista de prendas

Elabore uma lista de todas as prendas que pretende oferecer e defina um teto máximo para cada uma. Caso seja necessário, faça ajustes para garantir segurança no orçamento que traçou.

2. Planear as compras

Planeie as suas compras de Natal com bastante antecedência. Se fizer as compras nas primeiras semanas de dezembro, poderá não apanhar a confusão dos últimos dias antes da consoada.

3. Enfeites de Natal

Uma excelente forma de poupar é reutilizar os enfeites do ano anterior. Se forem bem preservados, é menos uma despesa com que vai ter de se preocupar. Seja amigo do ambiente e aproveite também os papéis de embrulho. Não descurar os laços e fitas dos presentes recebidos. A reutilização também se aplica aqui.

4. Aproveite algumas promoções

Esteja sempre com atenção aos folhetos promocionais, cupões e descontos. São bons instrumentos de poupança para esta altura do ano e um bom apoio na hora de escolher presentes ou produtos para a ceia da consoada.

5. Faça também compras online

Na era do comércio eletrónico, muitas pessoas optam por comprar online. Em alguns casos, poupam no transporte e portes de envio. E os descontos aqui são por vezes mais apetecíveis do que numa loja física.

6. Um jantar de Natal mais económico

Todos temos jantares de Natal que poderemos atender no mês de dezembro. Porque não fazer de forma diferente dos outros anos e organizar em sua casa com os amigos ou colegas de trabalho? Pode pedir a cada convidado que vá completando o menu com uma pequena oferta ou elemento para a ceia. Ainda por cima, a descontração reina pois não há pressão em ir embora como num restaurante.

7. Use o dinheiro

Compre sempre com dinheiro. Vai ajudar a resistir a tentação de usar o cartão de crédito. Deixe o impulso em casa.

8. Faça os seus próprios presentes

Seja amigo do ambiente. Porque não elaborar os seus próprios presentes? Para além de estar a poupar, pode também ser uma excelente forma de divulgar outros talentos profissionais. Além de que, quem os receber vai ter algo único e especial. Aplique-se na criatividade. Dê largas à sua imaginação, usando pinhas, azevinho e bolas de papel.

9. Faça as compras todas no mesmo dia

Planeie bem e com antecedência essa altura pois vai evitar despesas extra com combustível, parques de estacionamento e chatices com trânsito.

10. Opte pelo amigo secreto

Para poupar nos presentes ou criar uma dinâmica entre amigos, pode fazer o jogo do amigo secreto. Para além de divertido, é uma boa forma de convívio nesta época do ano.

11. Compare sempre os preços

Mesmo que saiba o que pode comprar, compare os preços. Gaste o tempo necessário para ver os diferentes preços praticados pelas lojas. Não esqueça que esta prática também se aplica ao comércio online. Assim poderá oferecer presentes poupando dinheiro e cumprindo o seu orçamento familiar. Utilize comparadores online para saber a poupança que poderá ter em casa prenda.

12. Envie mensagens e faça chamadas mais baratas

Quando desejar as boas festas por telemóvel, aproveite o horário mais económico para ligar a familiares com os desejos da quadra. Pode também usar as novas tecnologias para o fazer e criar dentro do possível uma relação de maior proximidade. E o mais importante: plataformas como Skype ou WhatsApp são gratuitas, pelo que também pode poupar nesta ação.

Esperamos que estas dicas ajudem a tornar esta época especial com a vantagem de ser um Natal poupado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.