10 dicas para se sentir mais realizado e ter uma vida plena, de acordo com Rafael Nacif

1. O passado não tem que condicionar o seu futuro, nem são as escolhas de amanhã que vão mudar a sua vida. São as de hoje. O número mais importante para uma vida de sucesso é 86 400. Este é o número de segundos de oportunidade a cada dia.

2. Estamos constantemente a sabotar os nossos próprios sonhos. Estamos sempre à procura e com foco nas barreiras e obstáculos até conseguirmos matar o sonho. Não se julgue relativamente aos seus sonhos, desejos e objetivos. Não se preocupe se for algo grande de mais mas preocupe-se se for algo muito pequeno, sem expressividade.

3. Desenhe, literalmente, os seus sonhos, desejos e objetivos. Torná-los visíveis dá-lhes força e ajuda a clarificar a mente.

4. A rotina é a maior inimiga do tempo. Cair na rotina é desinvestir no próprio desenvolvimento, é parar de aprender, é estagnar. Se parar, como pode querer que a sua vida avance? Não confunda falta de tempo com prioridade. Tempo existe sempre, a ordem das prioridades é que pode não ser a correta. Pessoas de sucesso têm sempre na sua lista de prioridades fazer algo que lhes dá prazer e traz alegria. Uma prática que ajuda a ter mais motivação, inspiração e clareza perante os obstáculos que a vida possa colocar.

5. A felicidade é uma opção. A vida em sociedade está e estará sempre rodeada de desgraças, acontecimentos infelizes, tristeza e negatividade. Temos sempre duas opções, focarmo-nos no negativo ou no positivo. A decisão é sempre sua.

6. É normal fazermos algumas coisas para nos adaptarmos e sermos aceites pela sociedade em que vivemos, mas não é normal vivermos para isso. Não é saudável ambicionarmos um determinado estatuto, simplesmente, para demonstrarmos algo. Desde que não prejudique ninguém, não se preocupe com o que os outros pensam a seu respeito. Liberte-se dessa preocupação e vai sentir asas para alcançar tudo o que deseja. Imagine quantas pessoas deixariam de se sentir tristes pelo simples facto de poderem dizer e fazer o que pensam.

7. Tenha menos coisas pois o que precisa, principalmente, é de pessoas. Imagine que todos os bens materiais que possui estão presos a si por fios transparentes. Qual o peso que tem que arrastar diariamente? Invista nos relacionamentos. As pessoas sós sofrem de mais doenças e morrem mais cedo. São mais infelizes.

8. As coisas mais bonitas da vida ainda são de graça. Ver o nascer e pôr do sol, fazer uma caminhada, brincar na areia, um abraço, dar as mãos. Proporcione esses momentos aos que ama. Não implicam dinheiro e dão-nos um retorno infinito de felicidade. A maior riqueza que o trabalho nos pode trazer é a possibilidade de comprar tempo.

9. Plante nos outros e colha em si. A contribuição é o ato mais gratificante para o ser humano. Se alguns dos seus atos, no dia a dia, contribuirem para o bem-estar de outras pessoas terão um propósito maior que a sua própria existência. O propósito das suas ações ganhará uma força e dimensão muitos maiores.

10. Todos querem alcançar o sucesso mas poucos conseguem defini-lo com clareza. Sucesso não é ter dinheiro. É viver experiências que o dinheiro pode comprar acompanhado pelos que ama. Rico não é aquele que ganha muito. Rico é o que gasta menos do que ganha e é feliz com isso.

Depois de ter passado pelo Brasil, Havai, Canadá e Suíça, Rafael Nacif, que se tornou milionário com apenas 32 anos, explica através do evento de coaching e mentoring, “Desperta – O Meu Propósito Muda o Mundo”, que inclui a participação de diversas figuras públicas nacionais e internacionais, como alcançar o sucesso pessoal e profissional.

O evento realiza-se no Cacém, nos próximos dias 19, 20 e 21 de outubro. Dia 3 de novembro, em Braga e dia 1 de dezembro, no Porto.

Para mais informação poderá consultar o site www.desperta.rafaelnacif.com