A verbena contém heterósideos iridóides com ação adstringente e anti-inflamatória, nomeadamente verbenalina com um efeito citotóxico e anti-tumoral, flavonoides e mucilagens, que têm uma ação regeneradora e suavizante dos tecidos. Contém também proantocianidinas, com ação antioxidante e quimiopreventiva, além de citral, um óleo essencial com ação antibiótica, anti-inflamatória e indutora da apoptose em células cancerígenas.
No seu conjunto, o totum vegetal da verbena exerce um efeito neuroprotetor. O óleo essencial da verbena, principalmente o citral, demonstrou ter uma ação indutora da apoptose na leucemia linfocítica aguda, segundo apuraram os autores de um estudo, investigadores da Universidade de Salerno, em Itália, publicado no International Journal of Immunopathology and Pharmacology, em 2009.
Num outro, realizado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Navarra, em Espanha, o efeito anti-inflamatório decorrente da aplicação tópica do extrato de verbena foi similar à obtida pelo gel com o fármaco piroxicam, exercendo ainda uma ligeira ação analgésica, revelou também o Journal of Ethnopharmacology, em 2006. Veja também a galeria de imagens com 13 flores lindas que, no entanto, são tóxicas e perigosas.
As principais indicações da verbena
O seu uso é recomendado em várias situações:
- É útil em doenças respiratórias e em inflamações da orofaringe.
- Ajuda no tratamento de ansiedade, insónias e depressões.
- As suas folhas são purificadoras e diuréticas e as inflorescências digestivas.
- É um tratamento popular para dores reumáticas, amenorreia e redução da incidência da doença de Alzheimer.
Administração e precauções
As folhas e inflorescências devem ser ingeridas sob a forma de tisana e a raiz em maceração. Tenha em atenção em não a utilizar esta planta durante a gravidez.
Remédios caseiros que pode preparar com verbena:
- Compressas para os olhos
Junte uma colher de sopa de folhas de verbena a uma de flores de camomila. Coloque em infusão 15 minutos, embeba um pano ou guardanapos dobrados em quatro partes e, quando estiverem tépidos, aplique sobre os olhos fechados. Deixe repousar 10 minutos e vire.
- Cataplasma para dores articulares
Faça uma infusão com duas colheres de sopa de verbena em meio litro de água durante 20 minutos. Depois, embeba 10 folhas bem espalmadas de tanchagem maior e coloque-as em redor da articulação, sobrepondo-as. Envolva num papel celofane, apertando bem. Deixe atuar durante cerca de 30 minutos.
Revisão científica: João Beles (naturopata e professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)
Comentários