A tecnologia laser é a forma mais eficaz e segura de remover uma tatuagem. Este é um procedimento seletivo, na medida em que atingirá apenas a tinta da tatuagem, fragmentando a mesma em partículas mais pequenas de modo a que estas possam ser eliminadas pelas vias fisiológicas normais do paciente.

Trata-se de um procedimento progressivo, cujos resultados vão sendo evidenciados ao longo das semanas, sendo esse o principal motivo pelo qual o intervalo entre sessões varia na ordem de um mês. O número de sessões necessário para eliminar uma tatuagem está dependente sobretudo da qualidade da tinta, da profundidade a que esta foi inserida, da sua cor e do metabolismo do cliente, entre outros aspetos.

Quer fazer um piercing ou tatuagem? Siga estas 10 recomendações médicas
Quer fazer um piercing ou tatuagem? Siga estas 10 recomendações médicas
Ver artigo

O momento de selecionar o espaço para realizar o processo de remoção de tatuagem é decisivo para o sucesso e segurança do tratamento. Deve ter em conta a credibilidade do estabelecimento, formação e experiência dos profissionais, aliado à tecnologia laser utilizada.

Quem pode remover tatuagens?

A tecnologia laser permite o tratamento em todos os fotótipos de pele. Em peles mais escuras, como as negras, podem ser necessárias mais sessões de tratamento.

Qual o intervalo entre cada sessão de tratamento?

Recomenda-se em média um mês. No entanto, este intervalo poderá ser maior ou menor, pois depende das características da tatuagem e da pele do paciente.

Margarida Oliveira, enfermeira na Tattoo Clinic
Margarida Oliveira, enfermeira na Tattoo Clinic créditos: Direitos Reservados

Quais as cores mais fáceis de remover?

Em geral cores escuras, tais como o preto e azul-escuro são mais fáceis de remover, e como tal, são as que necessitam de menos sessões. As cores mais claras, por sua vez, normalmente requerem um maior número de sessões. Há algumas cores, tais como branco e amarelo, que podem não ser removíveis a 100%.

Depois do tratamento vou ficar com marcas?

Para que não resultem marcas decorrentes do processo é importante que os interessados optem por clínicas especializadas neste procedimento, com equipamentos médicos certificados e com experiência comprovada.

Infelizmente há vários casos de pessoas que nos chegam ao gabinete com marcas irreversíveis na pele, decorrentes de tratamentos de baixa qualidade e baixo custo. É fundamental que as pessoas sejam alertadas de que a qualidade da remoção depende muito da tecnologia que é usada e também da experiência da equipa que efetua o procedimento.

Os 10 desportos que queimam mais calorias
Os 10 desportos que queimam mais calorias
Ver artigo

A remoção de tatuagem causa dor?

A maioria dos clientes indica que a sensação de remover uma tatuagem é similar à sentida aquando da realização de uma tatuagem. Para os mais sensíveis é ainda aplicado um creme anestésico na zona da tatuagem antes do tratamento para minorar ao máximo o desconforto.

A duração do tratamento varia de caso para caso, dependendo do tamanho da tatuagem. Geralmente cada tratamento demora cerca de 5 minutos, mas poderá demorar cerca de 20 minutos para tatuagens maiores.

Após o tratamento de remoção a laser é possível tatuar na mesma zona do corpo?

Sim, após a remoção poderá tatuar na mesma zona do corpo, depois de um período de tempo estipulado pelo especialista que acompanha o tratamento.

As explicações são de Margarida Oliveira, enfermeira na Tattoo Clinic.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.