A dúvida é comum a milhares de portugueses. O uso diário de fio dentário é mesmo essencial? «A utilização do fio dentário é fundamental. As cerdas das escovas dentárias não possuem a capacidade de higienizar com eficácia os espaços entre os dentes e, se o fio dentário não for utilizado, a higiene oral fica incompleta», explica João Caramês, professor catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

«Desde cedo, todas as pessoas devem fazer da utilização do fio dentário um hábito diário. É uma prática que basta fazer uma vez por dia idealmente antes de ir dormir», acrescenta ainda o também diretor clínico do Instituto de Implantologia. «Ao realizá-la diariamente o fio dentário evita a acumulação de placa bacteriana e restos alimentares nos espaços entre os dentes prevenindo doenças gengivais e desenvolvimento de lesões de cárie dentária», diz.

«Hoje em dia existem vários tipos de fio dentário disponível no mercado, nomeadamente fita dentária, fio encerado, com flúor e até com antisséticos. Se tem dificuldade em utilizar o fio dentário deve aconselhar-se com o seu higienista oral ou médico dentista para que lhe aconselhem o fio mais adequado e a melhor técnica de utilização», recomenda ainda o especialista.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.