A idade média na qual se atinge a menopausa é os 51 anos, sendo que em Portugal, estima-se que a idade média ronde os 48 anos. O certo é que, independentemente da idade, a menopausa é um período de mudança sobre o qual é importante a mulher estar informada, de forma a poder viver esta etapa da sua vida de forma saudável, tranquila e com bem-estar, reduzindo os efeitos físicos e psicológicos, que podem estar presentes, com maior ou menor intensidade.

O que acontece quando se entra na Menopausa

Com a redução gradual do funcionamento dos ovários e a diminuição da produção de estrogénios, surgem várias manifestações associadas. De entre elas, os afrontamentos e suores (afetam cerca de 60 a 80% das mulheres e tendem a ser mais intensos nos dois primeiros anos da menopausa), irritabilidade, ansiedade, depressão, fadiga, secura vaginal e diminuição da libido (desejo sexual) e aumenta a predisposição para as doenças cardiovasculares e osteoporose. (Saiba aqui como reduzir o desconforto da menopausa)

No entanto, nem todas estas manifestações são iguais em todas as mulheres, nem a sua intensidade e duração. Podem ocorrer anos antes da última menstruação e durar até vários meses ou anos após o período menstrual ter cessado. Em algumas mulheres podem mesmo nunca desaparecer.

Mas isso não significa que daqui para a frente a sua vida seja menos prazerosa. Há formas de contornar a situação e desfrutar de uma menopausa sem dramas.

6 dicas para viver esta fase de forma saudável

  1. A prática de atividade física  diária pode ajudar a reduzir os sintomas. Escolha uma atividade física adequada à sua condição física;
  2. Pratique uma alimentação saudável reforçada com alimentos ricos em magnésio (banana, amêndoas e nozes, por exemplo), ácidos gordos ómega 3 (salmão, atum e sardinha, entre outros) e cálcio (presente no leite e derivados), cereais integrais, frutas, legumes e leguminosas;
  3. Fazer check-ups regulares para despiste de situações como diabetes, hipertensão, alterações na função da tiroide, aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, vigilância ginecológica e mamária.
  4. Também é importante que se mantenha mentalmente ocupada. Manter o cérebro ativo é uma das formas de combater estados depressivos.
  5. Cuide da sua pele, já que esta perde volume e densidade durante a menopausa e pode apresentar sinais de envelhecimento.
  6. Os suplementos alimentares podem ser importantes aliados na promoção do bem-estar e na proteção da sua saúde (mas sempre com a supervisão do médico e o aconselhamento do seu farmacêutico).

Saiba mais no site das Farmácias Portuguesas