Aprender a controlar o número de calorias ingeridas por dia pode ser um passo importante para viver mais anos. É essa a conclusão de um recente estudo norte-americano.

Os investigadores concluiram que as pessoas que limitavam a ingestão de calorias diárias a 1400/2000, cerca de 25% menos do que é consumido na dieta ocidental, tinham um coração mais jovem e saudável. Dados do estudo indicam mesmo que o coração funcionava como um coração de uma pessoa 15 anos mais nova.

Não se trata apenas de comer menos, mas de ingerir calorias provenientes de alimentos nutritivos, saciantes e protetores. O segredo está, claro, na escolha dos alimentos certos.

Como explica Humberto Barbosa, especialista em nutrição e longevidade, «é importante controlar a ingestão calórica diária, com o intuito de manter um peso saudável para o organismo funcionar em equilíbrio e sem esforço, mas é também fundamental saber escolher boas fontes de calorias». «Opte por alimentos que para além de fornecerem energia, exerçam uma função protetora no nosso organismo», recomenda o especialista.

As dicas dos especialistas

- «Ajuste as calorias ingeridas ao seu estilo de vida, dividindo-as ao longo do dia», recomenda a nutricionista Carla Ferreira.

- Lembre-se que no final do dia o gasto energético é menor, por isso, «as refeições do final do dia devem ser escassas em calorias mas ricas em fatores protetores». «Prefira os legumes e evite os alimentos processados, pré-cozinhados, porque «normalmente têm mais calorias», aconselha a nutricionista.

- As necessidades energéticas médias aconselhadas para o homem são de 2700 kcal e para a mulher de 2000 kcal. «Os legumes, frutos, produtos láteos magros, leguminosas, arroz, massa integrais, peixes e carnes magras são os alimentos mais saudáveis», indica o especialista Humberto Barbosa.

- «Não se esqueça que o tamanho de um alimento ou refeição não é diretamente proporcional ao valor calórico», alerta ainda a nutricionista Carla Ferreira. Uma empada, por exemplo, tem mais calorias do que uma simples sandes de queijo.

Texto: Sofia Cardoso com Carla Ferreira (nutricionista) e Humberto Barbosa (especialista em nutrição e longevidade)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.