Uma em cada quatro famílias tem, pelo menos, um elemento que é alérgico aos ácaros. Conheça as melhores formas de tornar a sua casa impermeável a estes animais de dimensões microscópicas.
Cerca de 26% dos lares têm, no mínimo, uma pessoa que sofre de alergia aos ácaros do pó.
Apesar disso, um terço dos pacientes não segue nenhum tratamento para tratar o problema.
Embora os ácaros não transmitam qualquer tipo de doença, a exposição (sobretudo através das vias respiratórias) a determinadas proteínas que existem no seu corpo e nos seus excrementos pode provocar o aparecimento de doenças alérgicas.
O que são os ácaros?
Os ácaros do pó da casa são considerados a principal causa de alergias do aparelho respiratório. São animais microscópicos que vivem no pó das casas e que podem ser encontrados em tapetes, cobertores, colchões e bonecos de pelúcia. Preferem locais húmidos e com temperaturas amenas e é no outono que mais se proliferam. Alimentam-se principalmente dos restos de pele humana, que se vão libertando do corpo por descamação e que se acumulam nas roupas da cama e colchões.
Quais os sintomas da alergia aos ácaros do pó?
A alergia aos ácaros não se caracteriza por um só sintoma, os seus efeitos podem ser variados. Nas formas mais moderadas, a pessoa pode sofrer apenas de obstrução ou corrimento nasal. Nas alergias moderadas a graves podem ocorrer outros sintomas, tais como olhos lacrimejantes, irritação cutânea, espirros e ataques de asma.
Conselhos para uma casa livre de ácaros
Os ácaros do pó encontram-se em todas as casas, mesmo as mais meticulosamente limpas. No entanto, existem medidas que permitem diminuir o número de ácaros dentro de casa:
- Chão
Opte por soalhos de madeira, facilmente laváveis, e evite alcatifas ou tapetes grossos.
- Paredes
As paredes lisas retêm menos pó e são facilmente laváveis.
- Cortinas
Evite reposteiros pesados e prefira sempre cortinas em materiais sintéticos e lisos.
- Móveis
Escolha móveis com superfícies lisas e pouco trabalhadas, ou seja, móveis que acumulam menos pó e que são mais fáceis de limpar. Tente não fazer do seu quarto uma biblioteca, local de estudo ou de arrumação de brinquedos e evite ter aparelhagens de música ou televisão no quarto, já que acumulam muito pó.
-Roupa de cama
O melhor é optar sempre por material sintético, como por exemplo o poliéster em vez do algodão. As almofadas devem ser de espuma ou outro material sintético e lavável. Use colchões de espuma ou borracha sintética e envolva-os com uma capa de plástico ou fibra impermeável. Evite os lençóis de flanela e cobertores felpudos. Dê preferência aos cobertores de fibra, edredões sintéticos e laváveis e não use edredões de penas.
Texto: Madalena Alçada Baptista
Comentários