1. Reforça o sistema reprodutivo

O iodo tem um papel fundamental no crescimento normal e na maturidade dos órgãos reprodutores. Uma quantidade suficiente de iodo em mulheres grávidas é essencial para diminuir a probabilidade do nascimento de um nado-morto ou o aparecimento de condições cognitivas como cretinismo, uma deficiência mental provocada pelo hipotireoidismo congénito.

12 coisas que acontecem ao corpo quando come ovos
12 coisas que acontecem ao corpo quando come ovos
Ver artigo

2. Favorece o desenvolvimento fetal

A deficiência de Iodo durante a gravidez pode comprometer o desenvolvimento cognitivo fetal. As mulheres em preconceção, grávidas ou a amamentar, devem receber um suplemento diário de Iodo sob a forma de iodeto de potássio – 150 a 200 µg/dia, desde o período preconcecional, durante toda a gravidez e enquanto durar o aleitamento materno exclusivo. Por isso, dever-lhe-á ser prescrito a substância ativa de Iodeto de Potássio na dose devidamente ajustada, de acordo com as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

3. Tem propriedades anti cancro

Provavelmente um dos benefícios mais relevantes. Vários estudos têm demonstrado que uma alimentação iodada reduz o risco de cancro de mama, pele e tiroide. Por outro lado, outras investigações têm demonstrado o potencial do iodo na destruição de células cancerígenas. Este micronutriente é essencial à estabilização hormonal e ao sistema endócrino.

4. Estabiliza e reduz os odores corporais

Uma alimentação convenientemente iodada reduz o odor expelido pelo corpo humano, seja pelo suor, vagina, pénis, pés, axilas ou virilhas, por exemplo.

12 alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a perder peso
12 alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a perder peso
Ver artigo

5. Diminui problemas na gravidez

As grávidas e as lactantes são um grupo de risco para a carência de iodo. Estudos demonstram que só a suplementação com iodeto de potássio permite atingir os valores recomendados. De acordo com a Direção-Geral de Saúde, durante a preconceção, gravidez e amamentação impõe-se uma adequada ingestão de iodo para completar as necessidades da grávida, para a maturação do sistema nervoso central do feto e para o seu adequado desenvolvimento.

6. Fortalece unhas, cabelo e dentes

Os benefícios de saúde de iodo incluem a formação de pele saudável, dentes e cabelo. O iodo é um elemento importante no cuidado do cabelo e a falta deste micronutriente pode resultar na perda do mesmo.

7. Previne o bócio

De acordo com informações compiladas pela Organização Mundial de Saúde Direção-Geral de Saúde, níveis inadequados de iodo na dieta associam-se ao aparecimento de bócio endémico.

8. Regula o metabolismo

O iodo influencia o funcionamento da tiroide, auxiliando a produção de hormonas, que são diretamente responsáveis pelo controlo da taxa metabólica básica. A carência de iodo na dieta alimentar acarreta graves problemas de saúde, podendo comprometer diversas funções do organismo, designadamente a taxa de metabolismo basal e temperatura corporal, que têm um papel determinante no crescimento e desenvolvimento dos órgãos.

Sente a barriga inchada? Saiba quanto demora a digerir estes 15 alimentos
Sente a barriga inchada? Saiba quanto demora a digerir estes 15 alimentos
Ver artigo

9. Mantém os níveis de energia

O Iodo também desempenha um papel importante na manutenção dos níveis de energia do corpo, garantindo uma ótima utilização de calorias, diminuindo o depósito de gorduras. Por outro lado, a falta de iodo na alimentação tem efeitos cognitivos. A dificiência deste oligoalimento pode comprometer o Coeficiente de Inteligência (QI) em 15 pontos, defende Conceição Calhau, investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especialista no tema.

10. Remove substâncias químicas tóxicas do organismo

O iodo pode eliminar as toxinas químicas presentes no corpo humano como chumbo, flúor tóxico, mercúrio, para além das toxinas biológicas. Por outro lado, uma alimentação rica em iodo robustece o sistema imunitário.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.