Volta e meia há um novo desafio nas redes sociais. Depois do vestido azul, das sapatilhas rosas ou da imagem estática em movimento, o novo desafio da internet traz números e apresenta-se como um teste à capacidade visual. Será seguro?

A ideia do quizz é perceber o número que vê na imagem. Se vir o número 3246, alegadamente terá astigmatismo e miopia, 3240 astigmatismo, 1246 miopia e o 1240 corresponderá a uma visão perfeita.

"Para as pessoas que fazem a experiência em casa o teste pode, todavia, não ser inofensivo uma vez que a conclusão de visão perfeita pela leitura do numero correto pode ser enganadora", alerta Fernando Falcão Reis, médico oftalmologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Saber se se vê mal por ter miopia ou por ter astigmatismo é irrelevante

"Várias doenças oculares ocorrem com uma acuidade visual normal. Por outro lado saber se se vê mal por ter miopia ou por ter astigmatismo é irrelevante. O que realmente importa para o portador da falta de visão é a quantificação , não apenas a classificação, do erro refrativo que permita a prescrição dos óculos", frisa o médico.

"O teste representa apenas uma curiosidade e não tem qualquer utilidade no âmbito da oftalmologia", assevera.

"Os oftalmologistas usam diversos testes, devidamente validados, para chegar a um diagnóstico não só da falta de visão por erros refrativos - miopia, astigmatismos e hipermetropia - mas também por falta de visão devido a outras doenças oculares e que não tem correção possível com óculos", conclui o especialista.

O teste em causa circula em várias redes sociais, como WhatsApp, Facebook e Twitter.

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia alerta que este desafio não dispensa uma consulta médica com o seu oftalmologista.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.