O corpo humano é como um carro, se lhe proporcionarmos uma boa manutenção, prolongamos a sua vida. Quando aplicamos esta premissa aos nossos músculos conseguimos obter um melhor rendimento.

Os músculos estão em constante movimento, relaxam e contraem, mesmo quando estamos a dormir.

A sua flexibilidade depende do trabalho a que submete os seus músculos, assim como a sua esperança de vida.

Para os mimar, nada melhor que uns bons alongamentos. Os alongamentos são tensões prolongadas dos músculos no sentido contrário da sua contração. O seu principal objetivo é reduzir a tensão gerada com o movimento e manter a flexibilidade muscular. Também alongam as fibras musculares, prevenindo possíveis lesões.

Qualquer pessoa pode beneficiar da sua prática, sobretudo os idosos, que deveriam realizá-los regularmente, uma vez que, com a idade, o corpo tende a perder elasticidade e o movimento torna-se mais difícil de executar. Pratique-os assim que se levantar da cama, para desentorpecer o pescoço e as costas, e evitar possíveis sobrecargas musculares causadas por más posturas durante a noite ou pelo facto dos músculos ainda estarem frios.

Também são muito recomendados para as pessoas que passam demasiado tempo à frente do computador ou desempenham alguma actividade que as obriga a manter a mesma posição durante muito tempo.

De que forma devem ser realizados?

Não devem, de forma alguma, causar dor. Se forem realizados da forma certa são benéficos. Caso contrário, podem danificar o músculo.

Devem ser feitos pausadamente, até chegar ao ponto de tolerância máxima sem dor, e mantendo essa posição durante oito segundos. Repita cada alongamento três vezes.

Jamais se devem fazer gestos bruscos ou violentos que impliquem grandes trações que provoquem um sobre-esforço na mobilidade muscular.

Deve surgir uma sensação de tensão que diminui à medida que se alcança a posição adequada. A respiração deve ser rítmica, lenta e regular. Não deve ser contida enquanto se contraem os músculos. O mais correcto é inspirar no início do alongamento e expirar durante a tensão muscular.

As vantagens

Estas são as mais comuns:

- Melhoram a força de todas as fibras musculares.

- Aumentam o rendimento em qualquer atividade física.

- Alongam e definem os músculos.

- Permitem movimentos amplos, indolores e eficazes sem utilizar quase energia nenhuma.

- Diminuem o risco de lesões musculares e articulares.

- Criam um espaço para relaxar a mente e respirar com tranquilidade.

Os mais rápidos e eficazes

Se o seu tempo escasseia, faça estes alongamentos expressos, muito fáceis de executar:

- Gire a cabeça de um lado para o outro. Mantenha cada posição cinco segundos.

- Levante os ombros até sentir alguma tensão.

- Com o braço levantado e fletido junto ao pescoço, empurre o cotovelo para o lado contrário até sentir tensão. 

- Em pé ou sentado, entrelace os dedos e estique os braços para a frente com as palmas das mãos viradas para fora. Mantenha a posição durante 10 segundos.

- Sacuda os braços de ambos os lados do corpo enquanto deixa os ombros descair.