Desintoxicantes, repletos de nutrientes e deliciosos ao paladar, os sumos (naturais) de frutas não só não devem faltar na sua alimentação, como podem converter-se em aliados da sua silhueta com este plano de emagrecimento que lhe propomos de seguida, revisto e aprovado por Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto. Pode perder até um quilo e meio numa semana. Os meses de temperaturas quentes propiciam o consumo de alimentos mais ligeiros e refrescantes, como os sumos.

No entanto, com a chegada do tempo frio parece que nos esquecemos dos benefícios destas deliciosas bebidas. O nosso conselho? Não perca o hábito de beber sumos de fruta, durante todo o ano pois esse, pode vir a converter-se no seu melhor aliado para emagrecer. Com esta dieta poderá perder os quilos que tem em excesso, fornecendo ao seu organismo potentes antioxidantes.

Privilegie sumos que sejam naturais

A fruta constitui um alimento imprescindível em qualquer dieta equilibrada e, de acordo com as recomendações da nova pirâmide alimentar, devemos consumir três porções diárias. Mas como nem sempre conseguimos cumprir este objectivo, os sumos representam uma excelente alternativa, já que são muito fáceis de tomar e os seus nutrientes são melhor e mais rapidamente assimilados.

É, contudo, fundamental que sejam preparados mesmo antes de os beber, para que não percam nutrientes essenciais, como a vitamina C, que se degrada em contacto com o oxigénio. "E nunca lhes adicione açúcar nem utilize mais que uma peça de fruta por sumo (pode usar diferentes frutas, como por exemplo meia maçã e meia pera, por exemplo), caso contrário, estará a comprometer os resultados da dieta", alerta a dietista Marisa Costa.

Os sumos menos calóricos

Se escolhermos acertadamente o tipo de fruta e não lhe adicionarmos açúcar (pode substituir por adoçante) estamos a desfrutar de um alimento saudável, natural e baixo em calorias. Quais são os sumos que fornecem menos calorias? Os de morango, quivi, maçã, melancia, papaia, pera e pêssego. Também pode optar pelas frutas que contêm altas concentrações de fibra, ideais pelo seu efeito saciante.

Tal situação ajuda diminuir o apetite e, por conseguinte, a comer menos assim como a melhorar o trânsito intestinal e a facilitar a digestão. Os mais ricos em fibra são a framboesa (6,7 g por 100 g) e a manga (2,9 g). Mas lembre-se de que o sumo, para fornecer todos os benefícios da fruta, deve incluir também a polpa e a casca (quando esta é comestível). Saiba também quais são as melhores bebidas doces para o seu organismo.

Sós ou bem acompanhados

A dieta que lhe propomos é inspirada nos sumos de fruta mas, para que seja equilibrada, deve, evidentemente, ser complementada com outros alimentos. O melhor é beber os sumos fora das refeições ou combiná-los com um só grupo de alimentos para evitar que o organismo tenha de digerir a comida a diferentes velocidades. Os sumos podem ser combinados com verduras, farináceos como pão e bolachas, laticínios, carne e peixe.

Outra sugestão muito saudável proposta pela sumodieta é passar um dia por semana a comer só sumos de fruta e verdura. Para além de ajudá-la a eliminar as toxinas acumuladas no organismo, poderá perder um quilo durante essas 24 horas. Mas não se esqueça que não deve prolongar este jejum durante mais tempo, para evitar diversas carências nutricionais.

Quem pode seguir a dieta dos sumos

A dieta dos sumos é uma boa opção para todas as pessoas que gozem de boa saúde. Não é aconselhável, contudo, para pessoas que padeçam de retenção de líquidos, doentes renais e diabéticos, sob pena de poder agravar ainda mais o problema. Se é o seu caso, é preferível consultar um especialista em nutrição para definir um plano de emagrecimento adaptado às suas necessidades específicas.

O plano para os sete dias da semana

Segunda-feira

Pequeno-almoço: 1/2 pão de mistura com fiambre de perú + 1 copo de leite magro
Meio da manhã: 1 pêssego + 1 tosta
Almoço: Sopa de legumes + 150 g de pescada cozida + legumes cozidos + 1/2 batata
Lanche: 1 sumo de laranja natural + 1/2 torrada com pouca manteiga
Jantar: Sopa de legumes + espinafres+ 50 g de requeijão

Terça-feira

Pequeno-almoço: 1/2 torrada + 1 iogurte magro
Meio da manhã: 1 maçã assada + 2 bolachas tipo Maria ou torrada
Almoço: Sopa de legumes + 150 g de bife de vitela grelhado + puré de cenoura, batata e nabo + salada de alface
Lanche: 1 copo de sumo de melancia + 1/2 pão de mistura com queijo fresco
Jantar: Sopa de legumes + 2 ovos mexidos com cogumelos + infusão 

Quarta-feira

Pequeno-almoço: 4 colheres de sopa de cereais sem açúcar + 1 copo de leite magro
Meio da manhã: 1 pêra + 2 bolachas torradas
Almoço: Sopa de legumes + lentilhas estufadas com frango
Lanche: 1 copo de sumo de maçã e cenoura
Jantar: Sopa de legumes + feijão verde cozido (refogado em azeite e alho) + 150 g de fiambre de frango ou perú + 1 infusão

Quinta-feira

Pequeno-almoço: 1/2 torrada com requeijão + 1 copo de leite magro
Meio da manhã: 1 nectarina + 1 tosta simples
Almoço: Sopa de legumes + salada de espargos brancos com alface, tomate, maçã e arroz branco + 1 hambúrguer caseiro grelhado
Lanche: 1 iogurte magro + 4 bolachas tipo Maria ou torrada
Jantar: Sopa de legumes + couve-flor cozida (refogada em azeite e alho) + 2 ovos mexidos

Sexta-feira

Pequeno-almoço: 4 colheres de sopa de cereais sem açúcar + 1 copo de leite magro
Meio da manhã: 1 laranja + 2 bolachas tipo Maria ou torrada
Almoço: Sopa de alho francês + 2 chocos médios grelhados + 1/2 batata + salada de pimento e tomate
Lanche: 1 sumo de pêssego + 1/2 torrada
Jantar: Sopa de legumes + cogumelos com presunto e alho + 75 g de queijo fresco + 1 infusão

Sábado

Pequeno-almoço: 2 rodelas de ananás natural + 1 iogurte magro
Meio da manhã: 1/2 sanduíche de mistura + 1 sumo de manga
Almoço: Sopa de legumes + salada mista com delícias do mar e queijo fresco
Lanche: 1 sumo de quivi + 1/2 torrada
Jantar: Sopa de legumes + beringelas assadas + 150 g de fiambre de perú ou frango + 1 infusão

Domingo

Pequeno-almoço: 1/2 torrada + 1 copo de leite magro
Meio da manhã: 1 quivi + 1 tosta
Almoço: Sopa de legumes + 1 colh.de sopa de arroz xau-xau (com muitos legumes) + 150 g de bife de vitela grelhado
Lanche: 1 copo de sumo de pera + 1/2 sanduíche
Jantar: Sopa de legumes + couve de Bruxelas (cozidas e refogadas em azeite e alho) + 150 g de linguado grelhado + 1 infusão