Em que consistem esses princípios base de uma alimentação saudável?
A nova Roda dos Alimentos transmite as orientações para uma Alimentação Saudável:
Completa: comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;
Equilibrada: comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão;
Variada: comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.
Existem alimentos proibidos?
Numa população saudável, não existem alimentos proibidos, existem apenas alimentos que devem ser consumidos com muita moderação, como é o caso dos alimentos ricos em gordura, açúcares e sal.
Quantas vezes devemos comer ao longo do dia?
Não devemos estar mais de três horas sem comer, devendo fazer cerca de 6 refeições diárias (pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).
Que tipo de alimentos devemos comer entre as refeições?
Pequenos snacks, pobres em açúcares e gordura e preferencialmente ricos em fibra. Por exemplo, uma porção de fruta, um iogurte, duas a três bolachas Maria/água e sal…
E às refeições, o que nunca pode faltar?
Uma fonte proteica (carnes, pescado ou ovos), uma fonte de hidratos de carbono complexos (arroz, massa ou batata) e hortícolas.
Existem alguns truques para controlarmos o apetite e não comermos mais do que devemos?
Uma boa hidratação diminui a sensação de fome.
Às refeições principais, consumir primeiro a sopa e só depois o prato, ajuda a diminuir a quantidade consumida no prato.
Na ida a um restaurante, começar por uma sopa ou fruta ou salada, para evitar os aperitivos.
Em jantares ou almoços fora de casa, partilhar a refeição ou peça meia dose se as doses forem grandes.
Para evitar excessos numa festa, consumir uma sopa antes de sair de casa. Fazer uma degustação das sobremesas, colocando-as todas no mesmo prato, em pequenas porções.
Por Palmira Correia com Ana Rita Lopes, Dietista e Coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa
Comentários