Olha para o espelho e não está totalmente satisfeito com o que vê? Não desanime.
Se está um pouco flácido e nota que os seus músculos não estão definidos nem no lugar certo, propomos-lhe uma lista de exercícios simples para que o seu corpo recupere elasticidade.
Fáceis de executar, garantem-lhe resultados, desde que praticados com regularidade.
Braços definidos
Posição: De joelhos, com as mãos apoiadas no chão (não vire as pontas dos dedos para dentro). As barrigas das pernas (gémeos) devem ficar imóveis durante o exercício.
Como fazer: Baixe o corpo, fazendo flexões de braços, de forma a que o peso do tronco caia sobre os braços e a sua musculatura se reforce. Faça 10 repetições e descanse.
Glúteos no sítio
Posição: De pé, com as pernas ligeiramente afastadas, os braços bem esticados para a frente, à altura dos ombros. Se tiver os joelhos fracos, pode fazer o exercício com o tronco apoiado numa parede, para maior estabilidade.
Como fazer: Flita e alongue as pernas, com o tronco levemente inclinado para a frente. Os calcanhares não devem sair do chão, os joelhos não devem ultrapassar a ponta dos pés e os abdominais devem estar sempre contraídos, para não forçar a região lombar. Faça 10 repetições.
Barriga lisa e forte
Posição: Deitado de barriga para cima, com os joelhos fletidos e as plantas dos pés apoiadas no chão. As mãos entrelaçadas atrás da nuca e as costas direitas. É fundamental que as ancas fiquem bem apoiadas no chão.
Como fazer: Impulsione-se um pouco para cima, até os ombros e as omoplatas descolarem do chão. Não deve levantar os pés, para que os músculos trabalhados sejam apenas os abdominais. Não flita a cabeça, mantenha a mesma distância entre o queixo e o peito durante toda a execução para evitar lesões cervicais.
Faça 10 repetições. Deve sentir tensão nos abdominais quando sobe o tronco.
Coxas firmes
Posição: De pé, com uma perna para a frente e flectida, e a outra com a barriga da perna paralela ao chão (o objectivo é manter os dois joelhos flectidos a 90º). O tronco e os ombros direitos e as mãos apoiadas nas ancas. A anca tem de estar alinhada com o tronco durante o exercício.
Como fazer: Faça insistências nesta posição, tentando dividir a tensão pelas duas pernas. Faça séries de 10 insistências e alterne as pernas para equilibrar o corpo. Quando acabar esta série, salte um pouco para reactivar os músculos.
Revisão técnica: Felipe Salvador (master trainer no Holmes Place de Miraflores em Lisboa)
Comentários