Nish Joshi garante que através do seu programa de 21 dias é possível libertar as toxinas do organismo, perder peso e eliminar para sempre a vontade de comer chocolates e outros alimentos proibidos em qualquer dieta.

Na sua clínica privada, em Londres, aposta essencialmente na prevenção da doença em vez da cura.

A sua lista de pacientes inclui nomes como Ralph Fiennes, Kate Moss, Cate Blanchett, Gwyneth Paltrow. Descubra como funciona o seu plano alimentar e por que é tão famoso entre as celebridades.

Em que consiste a dieta holistic detox?
Trata-se de um programa único de 21 dias que é saudável, seguro e não envolve a contagem de calorias. Consiste em evitar, dentro do possível, alimentos ácidos, tóxicos e refinados, como cereais, batatas, carnes vermelhas, álcool e lacticínios, substituindo-os por outros nutricionalmente mais saudáveis. Chamo-lhe holístico porque aborda o indivíduo como um todo e não como um conjunto de sintomas.

Qual é o principal objectivo desta dieta?
O objectivo deste programa é fazer com que o organismo recupere o seu pH natural, passando de ácido para alcalino, mas também pretende restaurar os níveis de energia do paciente e ajudá-lo a perder peso.

Que tipo de produtos recomenda para desintoxicar o organismo?
Todos os alimentos que permitam que o organismo volte ao seu estado natural alcalino, como, por exemplo, frango, peru e outras carnes brancas; peixe, excepto atum e peixe-espada; arroz integral; queijos (mozzarella de búfala, queijo de cabra e ricotta); iogurtes com bifidus activo; legumes em geral e vegetais verde-escuros; ovos; pão e cereais integrais sem glúten; azeite; lentilhas e ervilhas; soja e tofu.

E que tipo de alimentos devemos excluir?
Todos os produtos que são ácidos ou tóxicos para o organismo como carnes vermelhas, lacticínios em geral; toda a fruta, excepto banana; farinha branca, glúten e fermento (em pães, bolos, biscoitos); bebidas alcoólicas e gaseificadas; café, descafeinado e chá, excepto infusões de ervas; açúcar, chocolate e outros doces; molhos como, mostarda e vinagre.

Como motiva os seus pacientes a seguir o seu plano alimentar e resistir aos alimentos proibidos?
Este plano foi pensado precisamente para reprogramar o paladar (e, consequentemente a mente) de forma a que o organismo deixe de se interessar pela dose extra de sal ou açúcar, que estava habituado a receber. O objectivo é, portanto, tornar o equilíbrio orgânico mais alcalino, um estado em que não há desejos súbitos.

E se o paciente sentir uma vontade imensa de comer um doce?
Se isso acontecer não é o fim do mundo. Não é por quebrar a dieta numa ocasião que ele vai reverter todo o processo desenvolvido até então. Quando surge a tentação por uma sobremesa aconselho os pacientes a pensarem qual é a melhor opção, em termos nutricionais. Recomendo uma salada de fruta ou talvez um gelado. Em alternativa podem escolher algo mais calórico e dividir com alguém.

Veja na página seguinte: Porque será que nunca sentimos desejo por alimentos mais saudáveis, como as cenouras e os brócolos?

Porque será que nunca sentimos desejo por alimentos mais saudáveis, como as cenouras e os brócolos?
Um desejo alimentar é sintoma de que o organismo necessita de uma substância que lhe permita uma dada alteração química.

Para tal, essa substância terá de incluir na sua composição álcool, açúcar, sal ou chocolate. Ninguém deseja alimentos alcalinos porque, ao contrário dos ácidos, não contêm elevados níveis de nenhum desses elementos, ou seja, não há nada neles a desejar. Portanto, os desejos não são propriamente maus. É a forma como o satisfazemos que os torna problemáticos.

Refere que a alteração de hábitos alimentares começa pela ida ao supermercado. Como podemos fazer compras inteligentes?
As compras devem ser feitas diariamente, ou pelo menos três vezes por semana, para cozinharmos sempre com alimentos frescos e ricos em nutrientes. Devemos optar por produtos biológicos da época e da nossa região e ler atentamente os rótulos para evitar aqueles que contenham aditivos e químicos indesejáveis.

Que outras regras devemos seguir para comer de forma saudável?
A forma como mastigamos os alimentos é tão importante quanto aquilo que comemos.
As refeições devem ser feitas à mesa e com calma (mastigando oito a 12 vezes cada garfada). Deve-se evitar ver televisão ou ler durante a refeição para prestar total atenção ao que se está a comer. No entanto, uma boa conversa não perturba o momento. Evite preencher o prato de comida e opte por dispor harmoniosamente os alimentos de forma a dar-lhes um ar apetitoso. Pouse os talheres a cada garfada e faça uma pausa. Não tem de comer tudo o que está no prato, pare assim que se sentir cheia.

Devemos beber água às refeições?
Sim, aconselho um copo de água à temperatura ambiente para hidratar o organismo, ao mesmo tempo que o alimenta, e permitir que os nutrientes sejam melhor absorvidos. Por outro lado, demasiados líquidos à refeição diluem as enzimas digestivas impedindo-as de cumprir a sua função.

Quantos quilos é possível perder com o seu programa holistic detox?
Depende do objectivo e da motivação, mas tenho testemunhos de pacientes que perderam entre nove e 13,5 quilos em seis semanas.

A sua clínica é procurada por muitas celebridades. Como explica tal sucesso junto dos famosos?
Isso acontece porque o meu método funciona. No entanto, não é preciso ser uma celebridade para beneficiar do programa detox. Qualquer pessoa que tenha de gerir uma carreira e a vida familiar ou que tenha um ritmo de vida stressante pode obter o corpo e os níveis de energia com que sempre sonhou. Costumo dizer que se em duas semanas ninguém comentar como está maravilhosa é porque não está a cumprir a dieta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.