Idade: 27 anos
Peso: 56 kg
Altura: 1.67 m
Que tipo de exercício pratica?
Desde muito nova que o exercício físico faz parte da minha vida.
Comecei a praticar judo aos cinco anos. Durante a minha infância e adolescência pratiquei também natação, ténis e hipismo. O judo, a natação e o ténis não fui eu que escolhi mas, sim, os meus pais. Eu basicamente andava a experimentar e à procura de algo que me entusiasmasse. Por outro lado, o hipismo já foi uma escolha minha. Ainda hoje adoro hipismo mas não o posso praticar por questões profissionais. O meu contrato é rigoroso no que toca a atividades físicas que possam causar lesões. Por isso, hoje em dia, apenas vou ao ginásio e divirto-me imenso nas aulas de spin e de aeróbica.
Quantas vezes por semana pratica exercício?
Frequento o ginásio três ou quatro vezes por semana. Esta atividade física regular é muito importante para mim, não só para o meu bem estar físico mas também psicológico. É ótimo para o stress.
Que efeito é que o exercício tem na sua saúde?
Faz-me sentir relaxada e bem-disposta e durmo muito melhor. Acho que sou uma pessoa saudável e isso tem um impacto forte no meu sistema imunitário (raramente fico doente), na minha resistência (aguento sem problemas longos e intensos períodos de ensaios) e, acima de tudo, no meu bem-estar. Estou numa área que envolve uma extrema pressão diariamente e o desporto também me ajuda a descomprimir. Um dia, quando tiver filhos, com certeza que farei com que a prática de exercício também faça parte da vida deles.
Prefere praticar desporto ao ar livre ou no ginásio?
Quando está bom tempo, prefiro praticar exercício ao ar livre mas, no inverno, prefiro ir ao ginásio. Tenho que ter muito cuidado devido ao meu trabalho para não ficar doente, por isso, quando está frio, prefiro fazer exercício no ginásio.
Em que medida a prática desportiva mudou a sua vida?
Sempre pratiquei exercício desde muito nova, por isso não sei dizer como mudou a minha vida mas, sim, que sempre fez parte dela. A prática de exercício físico sempre foi considerada essencial na minha família. Os meus pais sempre fizeram questão de que tanto eu como a minha irmã fizéssemos da atividade física algo de normal na nossa rotina semanal.
Texto: Sofia Cardoso
Comentários