A celulite configura uma alteração da deposição de gordura subcutânea, deixando a pele com a aparência da casca de uma laranja.

Este problema estético, que afeta a maioria das mulheres, deve-se a alterações do perfil hormonal, estando muitas vezes associada a hábitos alimentares em que predominam alimentos muito ricos em gorduras e açúcares, em particular os alimentos fritos e o consumo derefrigerantes.

De acordo com o nutricionista Miguel Ângelo Rego, um outro fator muito importante para o desenvolvimento desta situação que preocupa as mulheres, devido ao seu aspeto inestético, é a adoção de um estilo de vida muito sedentário. «Muitas mulheres passam mais de dez horas sentadas, o que acarreta uma redução do fluxo sanguíneo e o aporte de nutrientes essenciais para estes tecidos», explica.

4 soluções para combater este problema

1. Aumente o consumo de água para cerca de dois litros por dia, opte igualmente por infusões de ervas ou chá verde que, devido ao seu conteúdo em catequinas, substâncias com propriedades antioxidantes, pode ajudar melhorar o estado de hidratação, reduzir os fenómenos inflamatórios e aumentar a mobilização de gorduras dos tecidos subcutâneos.

2. Reduza o consumo de carnes vermelhas, de bebidas alcoólicas e café. Atenção ao sal que também pode promover uma retenção de líquidos.

3. Aumente o consumo de saladas coloridas, tendo sempre cuidado para não as inundar de molhos muito calóricos. Coma fruta fresca nas merendas da manhã e da tarde.

4. O exercício físico é fundamental para a tonificação muscular, redução da gordura corporal e aumento da perfusão tecidular. É importante caminhar diariamente 30 a 45 minutos, complementando com um plano de exercício físico, definido com a ajuda de um personal trainer, com maior intensidade para tonificar e trabalhar as áreas mais problemáticas.

Revisão científica: Miguel Ângelo Rego (nutricionista e colaborador da Plataforma Contra a Obesidade da DGS)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.