É a aliada perfeita para sopas, para sumos e batidos de vegetais e fruta e também para guisados de vegetais, sendo usada em muitas receitas veganas e vegetarianas. Muito saudável e nutritiva, a abóbora, muito apreciada pela generalidade dos portugueses, é baixa em calorias e rica em vitaminas e minerais essenciais. Ideal para todo o tipo de dietas, este fruto, que muitos confundem com um legume, tem muito para dar. Muitos desconhecem mesmo que é uma fonte de proteína vegetal.

Seja em puré, em sopa, assada, cozida ou em doce, a abóbora surge no mercado de várias formas e feitios, uma vez que não é toda igual. Já as suas sementes, independentemente da variedade, são uma boa fonte de proteína e fibra, pelo que deve ter sempre à mão para petiscar entre refeições. Se ainda não acrescentou a abóbora à sua dieta, experimente agora. Além de ser um alimento anticancerígeno, também previne a diabetes e fortalece o sistema imunitário.

Também melhora a visão. Para além disso, esta deixa a pele radiosa, devido às suas reconhecidas propriedades antioxidantes, sendo recomendada para combater o envelhecimento precoce. A abóbora é ainda rica em água, vitamina C, potássio, magnésio e folatos, além de betacarotenos, que ajudam a proteger a pele dos perigos do sol.Também ajuda a controlar o peso, já que por cada 100 gramas de abóbora crua está a consumir apenas 27,3 calorias.

Para perder peso, também a pode ingerir cozida ou assada com pouca gordura, preparando a deliciosa receita que lhe sugerimos de seguida. Este fruto tem também simbologias que importa conhecer. Não é à toa que é um dos símbolos do Halloween e do Dia das Bruxas. O início da estação fria e a abóbora andam de mãos dadas. Além da cor vibrante e de poder ser um elemento decorativo, possui um sabor inconfundível que passa a servir de base a muitos pratos nessa altura do ano.