O IPMA aponta prevê esta terça-feira céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no interior da região Sul até ao meio da manhã.

A gigante nuvem tóxica que se abate sobre a capital mais poluída do mundo
A gigante nuvem tóxica que se abate sobre a capital mais poluída do mundo
Ver artigo

O vento em geral será fraco do quadrante norte, soprando moderado (20 a 30 km/h) no litoral oeste até final da tarde e moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas, rodando gradualmente para o quadrante leste. Há, no entanto, previsão de formação de gelo ou geada nas regiões do interior Norte e Centro.

Já a neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais poderá persistir na Beira Alta e no Nordeste Transmontano.

Segundo as meteorologistas Ângela Lourenço e Patrícia Gomes, está ainda prevista uma pequena subida da temperatura máxima. Os termómetros podem chegar aos 21 graus Celsius em Faro, 17 em Lisboa e 18 no Porto.

Na Grande Lisboa e Grande Porto, o céu estará pouco nublado ou limpo e o vento fraco a moderado (até 25 km/h) de norte, rodando para nordeste no fim do dia.

Mar agitado

Cinco barras marítimas de Portugal continental estão hoje fechadas à navegação e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima forte, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Estes são os alimentos que deve privilegiar nesta estação
Estes são os alimentos que deve privilegiar nesta estação
Ver artigo

De acordo com a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim e São Martinho do Porto estão hoje fechadas à navegação por causa da agitação marítima.

A Marinha indica que a barra de Vila do Conde está condicionada a partir das 07:00 de hoje a embarcações de calado superior a dois metros, recomendando que a barra deve ser praticada apenas no período compreendido entre duas horas antes e até duas horas após a preia-mar.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com calado inferior a 15 e 11 metros, respetivamente.

O IPMA prevê para hoje na Costa Ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo para 2 a 2,5 metros e na Costa Sul ondas de sudoeste com um metro.