A vacina contra a COVID-19 que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca produziu uma resposta imunitária semelhante em adultos até aos 55 anos, avança o jornal "Financial Times" esta segunda-feira.

A vacina chama-se AZD1222 e segundo informação avançada esta segunda-feira pela farmacêutica, que diz que os avanços são "encorajadores", as evidências mostram a segurança do fármaco profilático.

De acordo com o Financial Times, os resultados preliminares dão conta de uma "resposta imunitária robusta" num grupo de adultos entre os 18 e os 55 anos.

A vacina produz anticorpos neutralizantes, que bloqueiam partículas estranhas e linfócitos T, um tipo de glóbulo branco que destrói as células infetadas, lê-se no referido jornal. Não foram registados  efeitos secundários graves.

Segundo jornal The Sun, os maiores hospitais de Londres devem receber as primeiras doses da vacina na primeira semana de novembro.

A pandemia de COVID-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e quase 42,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.316 pessoas dos 118.686 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Gostava de receber mais informações sobre este tema? Subscreva a nossa newsletter e as nossas notificações para que nada lhe passe ao lado.

Vídeo - Transmissão do vírus SARS-CoV-2: porquê manter dois metros de distância?

Estes são os 12 vírus mais letais do mundo

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.