As 10. Jornadas de Actualização em Doenças Infecciosas, organizado pelo Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital de Curry Cabral, apresentam um programa amplo e relevante, procurando a discussão de um conjunto de temas importantes na área das doenças infecciosas e que reúne os nomes mais prestigiados da infecciologia e de outras áreas médicas.

Destaca-se igualmente a presença de palestrantes estrangeiros de grande prestígio nas áreas da infecção por VIH, das hepatites crónicas, do vírus Ébola e da tuberculose, assim como participações de profissionais dos Estados Unidos, Espanha, Alemanha, França e Senegal.

Doente de Berlim

No simpósio vai estar presente o único doente até hoje dado como curado da infeção por VIH, o célebre doente de Berlim, Timothy Ray Brown. Destaque ainda para o médico norte-americano, Craig Spencer, que foi simultaneamente doente infectado por vírus Ébola e médico na África Ocidental, tendo sido tratado nos EUA e que irá partilhar a sua experiência.

Do Programa Científico das 10. Jornadas de Actualização em Doenças Infecciosas constam temas como febre e neutropénia, doença por vírus Ébola, doenças médicas emergentes, infecção por VIH, actualização em terapêutica anti-fúngica, hepatite C, Chikungunya, tuberculose infantil, entre outros.

A infecciologia é hoje uma área em permanente transformação, obrigando a uma actualização constante de conhecimentos, não só pelo surgimento de doenças emergentes, mas também pela mudança de paradigma em algumas doenças, como por exemplo na infecção por VIH e nas hepatites.

Nesta patologia, o envelhecimento dos doentes infectados em consequência do tratamento eficaz a longo prazo, obrigam a maior atenção às alterações físicas e metabólicas resultantes do aumento de idade.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.