A União Freguesias Lordelo do Ouro e Massarelos (UFLOM) desenvolveu uma resposta social direcionada à população idosa da região utilizando a tecnologia Click2Care, uma solução que permite o acompanhamento destas pessoas à distância. Esta resposta social acompanha 80 idosos com necessidades especiais.
"O serviço de teleassistência prestado pela Click2Care na população da UFLOM tem um impacto social positivo, no sentido em que cada pessoa que possui este dispositivo se encontra "protegido" 24h por dia, 7 dias por semana, o que através de meios humanos seria impossível de garantir", defende o Gabinete de Ação Social da UFLOM.
Atualmente encontram-se 68 idosos com o dispositivo, cinco em fase de instalação, sendo que os restantes sete serão implementados à posteriori.
A população abrangida por esta iniciativa tem, na sua grande maioria, mais que 80 anos e muitos vivem sozinhos. Associadas a esta faixa etária estão algumas patologias como a demência ou alterações motoras, que diminuem a sua autonomia.
Sendo esta ferramenta “uma enorme mais-valia, porque os faz sentir mais protegidos e acompanhados, deixando também os familiares mais descansados”, explica o Gabinete de Ação Social da UFLOM, que sublinha ainda que "a vantagem deste dispositivo é funcionar dentro e fora de casa, permitindo e promovendo a mobilidade destas pessoas".
Esta solução tecnológica facilitadora de cuidados de saúde permite ajuda em casos de emergência, permitindo a localização e teleassistência, bem como a facilitação no despacho de meios de socorro. Esta tecnologia é constituída por um dispositivo móvel pessoal, e uma plataforma de gestão onde toda a informação é acedida pelas entidades competentes.
Como funciona?
A Click2Care funciona em três passos: Click - o utilizador pressiona o botão SOS do dispositivo e inicia-se uma comunicação; Connect - é estabelecida uma ligação telefónica em alta voz e enviada a localização GPS para a plataforma; e por fim Care - a chamada é atendida no número de telefone pré-definido através da plataforma.
As funcionalidades desta plataforma passam por permitir a localização de uma pessoa em tempo real, ativar um alerta automático caso essa pessoa tenha caído, permitindo que a ajuda chegue em tempo recorde.
O botão SOS disponível no dispositivo possibilita ao utilizador pedir ajuda em caso de necessidade. A sua fácil utilização faz com que a maioria dos utilizadores não tenha dificuldade no seu manuseamento, mesmo os que experienciam uma perda gradual da motricidade fina.
O Gabinete de Ação Social da UFLOM considera ainda que esta “iniciativa foi bastante benéfica” para a população incluída, que agora se sente mais segura e próxima dos cuidados de saúde.
A central encontra-se em funcionamento contínuo e o atendimento é realizado por enfermeiros especializados no acompanhamento de doentes de risco e na triagem de urgência, transmitindo uma maior segurança ao idoso e garantindo a melhor resposta em caso de queda ou outra urgência.
Uma característica importante do dispositivo é a funcionalidade “man-down”, que através de um acelerador interno identifica uma queda, muito importante para esta população “uma vez que o desequilíbrio e a perda de força nos membros são muito usuais”.
A informação de georreferenciação através de GPS, permite que em caso de alerta por queda ou por botão SOS, “a localização do utente seja imediata, permitindo acionar os mecanismos de socorro necessários de forma rápida e ágil.”
A esta solução junta-se a aplicação do Cuidador, uma ferramenta inovadora, que pretende ajudar os cuidadores a fazerem a gestão dos serviços a prestar aos seus utentes, nomeadamente na toma de medicação, visitas, limpezas, entre outros. Através da APP os cuidadores também recebem os alertas realizados através dos dispositivos por parte dos utentes. Está incorporado nesta APP o acesso a consultas on-line garantidas por médicos especialistas.
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