Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e o Hospital de Santo António, no Porto, informaram que, ao início da noite de ontem, dois doentes, um em cada unidade, aguardavam ser transplantados devido a envenenamento por cogumelos.

Fonte dos HUC disse à Lusa, perto das 20h00, que um homem que havia chegado ali na noite passada aguardava ainda por um transplante.

Cerca das 19h00, fonte do Hospital de Santo António deu conta de que ainda não havia resposta ao “alerta de transplante” dado depois de a unidade ter recebido um homem de 36 anos também envenenado por cogumelos.

Estes dois casos somam-se aos três registados no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde dois homens receberam hoje um fígado transplantado e um terceiro aguardava, pelo menos até às 19h00, um órgão compatível, também por envenenamento, causado pela ingestão de cogumelos.

A informação foi avançada pelo diretor desta unidade, Eduardo Barroso.

Nenhuma das fontes hospitalares soube especificar as circunstâncias em que ocorreram os envenenamentos. A Lusa procurou apurá-las junto do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que remeteu informações para o dia de hoje.

16 de dezembro de 2011

@Lusa