“Para hoje ainda estamos a prever períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde, aguaceiros nas regiões do norte e centro, que vão diminuir de intensidade e frequência”, adiantou à agência Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral a sul do Cabo Raso a partir da tarde, e sendo moderado a forte nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde. A previsão aponta ainda para uma descida da temperatura mínima e da máxima nas regiões norte e centro. Mas no fim de semana o tempo volta a aquecer.

De acordo com Ricardo Tavares, o tempo irá melhorar a partir de sexta-feira, dia para o qual não está prevista precipitação, como aconteceu na terça-feira, em que vários distritos no norte do país estiveram com aviso vermelho devido a chuvas fortes, que causaram inundações e queda de árvores.

“Vamos ter sim alguma nebulosidade até meio da manhã nas regiões do norte e centro, mas depois o céu vai ficar pouco nublado ou limpo em todo o território, situação que vai manter-se no sábado e no domingo”, adiantou.

Segundo o meteorologista, é no domingo que as temperaturas vão estar mais altas, com máximas em algumas regiões do país a registarem valores acima dos 30 graus.

“Em alguns sítios do continente vamos ter subidas de 7/8 graus”, referiu.