Mais de 320 jovens, entre os 13 e os 18 anos, de escolas do distrito do Porto, vão poder esclarecer todas as suas dúvidas sobre sexualidade num encontro que a Faculdade de Medicina do Porto organiza na terça-feira.

Teresa Duarte, responsável pela organização do evento, explicou hoje que o intuito é clarificar conceitos, desmistificar ideias feitas e contribuir para a educação sexual e reprodutiva dos jovens.

A responsável referiu que a iniciativa, intitulada “Sexualidade: tudo o que querias saber mas não ousavas perguntar”, irá tratar de “forma séria, mas sem pudor”, os temas que preocupam os adolescentes, tendo sempre em vista a promoção da sua saúde física e psicológica.

“Para garantir o total à-vontade dos participantes, pedimos aos jovens para trazerem as questões que querem ver respondidas escritas num papel. O anonimato garante-nos que perguntarão aquilo que, de facto, pretendem saber, sem inibições”, disse Teresa Duarte.

Acrescentou que “os oradores não vão dar palestras sobre sexualidade. Preferimos que respondam de forma clara, correta e pedagógica às questões colocadas”.

Com esse objetivo, o evento conta com a participação de quatro especialistas nas áreas da Psiquiatria e Sexologia - Rui Mota Cardoso, Margarida Braga e Manuel Esteves (professores da FMUP), e Gabriela Moita.

Rui Mota Cardoso, responsável por moderar esta sessão, considerou que “estas iniciativas são importantes para esclarecer os jovens e para quebrar o gelo entre estes, os pais e os professores”.

“O debate fica lançado, caberá depois aos pais e aos professores saber aproveitar o mote e continuar o trabalho iniciado neste evento”, sublinhou.

14 de novembro de 2011

@Lusa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.