Há mais de 40 anos que persiste a ideia de que para ter uma vida mais saudável é necessário dar 10 mil passos por dia. De acordo com um estudo realizado na Austrália esta ideia não corresponde totalmente à realidade.

"As pessoas tinham em mente que 10.000 era um bom número. Contudo não existia qualquer ligação à forma como isso afetava a nossa saúde, como também nunca ninguém tinha pensado no que implica dar 10 mil passos por dia", revela Adrian Bauman, professor de Saúde Pública na Universidade de Sidney.

De acordo com a investigação efetuada pelo académico, para cumprir os 10 mil passos era necessário andarmos 1h30 a 1h45 todos os dias. Mas se pensarmos que para um estilo de vida saudável basta dedicarmos 30 minutos do nosso tempo à prática de exercício físico, constatamos que 3/5 mil passos são suficientes para atingir essa recomendação.

"A meta dos 10 mil passos é uma forma de assegurar a concretização dos 3/5 mil passos todos os dias", explica Bauman, que salienta o facto de muitas pessoas não conseguirem atingir os 10 mil passos diários.

Apesar das conclusões do seu estudo, o especialista deixa o seguinte alerta: nem todos os passos são iguais.

"Nós damos muitos passos diariamente - até ao frigorífico, ao autocarro ou de uma divisão da casa para outra – mas isto não significa que tenham impacto na nossa saúde. É necessário andar de forma constante ou praticar determinada atividade de forma contínua para receber os benefícios de que se fala", remata.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.