Após reunião do Comité de Emergência, a Organização Mundial da Saúde concluiu que é prematuro avançar com uma declaração de emergência de saúde pública global por causa do novo coronavírus identificado na China.

No total, cerca de 600 pessoas foram até agora contaminadas, a maioria em território chinês. O vírus causou 18 mortes, todas na China.

- ARÁBIA SAUDITA-

Uma enfermeira indiana que trabalha na Arábia Saudita deu positivo num teste ao coronavírus chinês e foi hospitalizada naquele país, anunciaram a 23 de janeiro as autoridades de Nova Deli.

Perguntas e respostas: O que precisa de saber sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: O que precisa de saber sobre o novo coronavírus
Ver artigo

- COREIA DO SUL -

O primeiro caso na Coreia do Sul é o de uma mulher chinesa de 35 anos que em 19 de janeiro chegou a Seul de avião procedente de Wuhan.

- ESTADOS UNIDOS -

Um homem que estava na região de Wuhan foi hospitalizado em Everett, perto de Seattle (costa oeste), onde chegou a 15 de janeiro, anunciaram as autoridades a 21 de janeiro. O indivíduo entrou em contaxto com os serviços médicos a 19 de janeiro, após sentir os primeiros sintomas.

- JAPÃO -

O primeiro caso no Japão é o de um homem que teve que ser hospitalizado a 10 de janeiro devido a febre alta e outros sintomas. Tinha acabado de passar alguns dias em Wuhan.

- SINGAPURA -

Singapura anunciou a 23 de janeiro o primeiro caso de coronavírus. Um homem de 66 anos residente de Wuhan, que chegou três dias antes com febre e tosse.

- TAIWAN -

O primeiro caso registado em Taiwan é o de uma mulher que chegou a 20 de janeiro de Wuhan, onde mora, com febre, tosse e dor de garganta, no aeroporto de Taoyuan, em Taipei.

Morcegos e cobras podem estar na origem do novo coronavírus
Morcegos e cobras podem estar na origem do novo coronavírus
Ver artigo

- TAILÂNDIA -

O primeiro caso de contaminação por coronavírus fora da China foi identificado na Tailândia a 8 de janeiro. Trata-se de uma mulher que regressava de uma viagem a Wuhan.

Uma chinesa de 74 anos que sofria de pneumonia relacionada com o coronavírus foi hospitalizada após a sua chegada a 13 de janeiro de Wuhan, em Banguecoque.

- VIETNAME -

Dois chineses, um homem que chegou a 13 de janeiro de Wuhan e o seu filho, morador da cidade de Ho Chi Minh, no sul do Vietname, foram hospitalizados, a 17 e 18 de janeiro, respetivamente, em território vietnamita depois dos testes de coronavírus darem positivo, anunciaram as autoridades a 23 de janeiro.

- REGIÕES AUTÓNOMAS CHINESAS -

- HONG KONG

Duas pessoas que estiveram recentemente em Wuhan tiveram resultado positivo nos testes do cornavírus em Hong Kong, onde foram hospitalizadas.

- MACAU

As autoridades de Macau anunciaram a 22 de janeiro um primeiro caso confirmado nesta região semiautónoma chinesa. É uma empresária de 52 anos que chegou três dias antes de comboio, oriunda da cidade vizinha de Zhuhai.

Como é que os aeroportos estão a tentar conter o vírus? Veja o vídeo explicativo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.