Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) descobriram que água não tratada pode ser usada como solvente na produção de polímeros sintéticos, com estrutura controlada, através de polimerização radicalar por transferência de átomo (ATRP).

15 alimentos que ativam o gene do emagrecimento
15 alimentos que ativam o gene do emagrecimento
Ver artigo

Em comunicado, a UC refere que "não é necessário usar água ultrapura num dos processos mais comuns de polimerização para a preparação de polímeros com propriedades controladas, presentes em produtos quotidianos como componentes eletrónicos, cosméticos ou fármacos".

"Esta descoberta revoluciona a produção destas macromoléculas, tornando-a bem mais barata e ecológica", refere a nota sobre a investigação, que foi liderada por Jorge Coelho e Patrícia Mendonça, da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Publicado em revista de renome

O resultado da investigação originou um artigo científico "Pushing the limits of robust and eco-friendly ATRP processes: untreated water as the solvent", publicado na revista "Polymer Chemistry" com destaque de capa. Foi ainda objeto de destaque na ‘Chemistry World', uma das publicações de referência mundial na área da química.

Homem russo que quis tornar-se no "Popeye" pede para morrer por causa das dores
Homem russo que quis tornar-se no "Popeye" pede para morrer por causa das dores
Ver artigo

"Demonstrámos pela primeira vez a possibilidade de se usar água extraída diretamente do mar, de rios ou da chuva, para conseguir sintetizar polímeros de estrutura controlada", explica Jorge Coelho.

Até agora "toda a gente usava água ultrapura (que passa por várias etapas de tratamento), porque existia o receio de que as impurezas da água interferissem no sistema de polimerização", salienta o docente e investigador do Departamento de Engenharia Química da UC.