Estão abertas as inscrições para a participação na terceira edição das caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, que têm por objetivo sensibilizar a população para a prevenção e deteção precoce do cancro da mama. A iniciativa é do Movimento Vencer e Viver, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRC) e decorre no dia 6 de outubro, sábado, às 15h, em simultâneo em sete cidades da Região Centro: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu. Pretende-se reunir o máximo de participantes para que a mensagem de prevenção chegue a cada vez mais pessoas e de todas as idades.

“Pequenos Passos, Grandes Gestos” está integrada no Mês Internacional de Prevenção de Cancro da Mama, que se assinala em outubro. A importância desta ação de sensibilização justifica-se pelo facto de se estimar que, todos os anos, surjam 430.000 novos casos de cancro da mama, na Europa, e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos. O cancro da mama é mesmo o tipo de cancro mais comum entre as mulheres, e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem com esta doença.

Mas para além da sensibilização da população para a prevenção e o diagnóstico precoce, com “Pequenos Passos, Grandes Gestos” promove-se a angariação de fundos destinado ao apoio social à mulher com cancro da mama e à divulgação dos projetos promovidos pela LPCC no domínio desta patologia, nomeadamente o rastreio de Cancro da Mama e as atividades do Movimento Vencer e Viver. 

O projeto é dinamizado nas várias cidades por voluntárias do Movimento Vencer e Viver, mulheres que já tiveram um diagnóstico de cancro da mama e que num ambiente entre-pares, disponibilizam apoio emocional e prático às mulheres com cancro da mama e aos seus familiares. Intervenções muito ativas na comunidade através de ações de sensibilização para a divulgação da importância da deteção precoce e prevenção do cancro da mama, é outro dos grandes objetivos deste movimento e no qual se integra o “Pequenos Passos, Grandes Gestos”. A visita hospitalar às doentes a realizar tratamentos, o desenvolvimento de serviços tendo em vista a melhoria da qualidade de vida destas mulheres e ainda o encaminhamento e divulgação sobre as formas de obtenção apoio psicológico e social especializado (profissional), são outras funções deste Movimento.

“Pequenos Passos, Grandes Gestos” teve a sua primeira Edição em 2010 com cinco cidades a participar: Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu, às quais se juntaram no ano passado Covilhã e Coimbra, e o número de participantes ultrapassou sempre as expectativas da organização. Na terceira edição prevê-se exceder os 5000 participantes. 

A participação em “Pequenos Passos, Grandes Gestos” está aberta a todos os interessados - mulheres e homens, jovens e adultos - e faz-se através de inscrição em www.ligacontracancro.pt ou nas Extensões do Movimento Vencer e Viver em cada uma das cidades envolvidas. A inscrição, que dá direito a um kit, tem um custo de 5 euros que reverte na totalidade para o apoio à mulher com cancro da mama através do Núcleo Regional do Centro da LPCC.

4 de setembro de 2012

@SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.