
Nascido em 1896 - quatro anos antes da atual pessoa mais antiga do livro do Guinness, Nabi Tajima - Jaramillo perdeu o seu certificado de nascimento há 20 anos quando um incêndio atingiu e devastou a casa onde residia.
No seu cartão de identidade, o ano de nascimento é 1896, e ninguém no Chile - nem mesmo o presidente e ministro da Justiça (que lhe entregou pessoalmente um cartão de identidade renovado em 2016) - duvida da longevidade deste chileno.
"Depois de verificar os nossos registos, percebemos que Celino Villanueva Jaramillo nasceu efetivamente a 25 de julho de 1896 e continua vivo", disse Jacqueline Salinas, uma responsável do departamento demográfico do gabinete oficial de estatísticas do Chile.
Jaramillo nasceu na cidade de Río Bueno, a cerca de 50 quilómetros da capital regional de Valdivia.
Os detalhes exatos sobre a sua juventude são agora difíceis de verificar, já que a comunicação com este homem centenário é limitada. Com apenas 10% de visão por causa das cataratas que lhe tomaram conta dos olhos, "Don Celino" está 85% surdo e sem dentes.
Sabe-se que durante toda a vida trabalhou como agricultor até completar 80 anos, quando foi dispensado e substituído por um jovem. Nessa altura mudou-se para a cidade costeira de Mehuín.
Vive à custa da pequena pensão que lhe foi atribuída, dos vegetais que foi plantando, cujo excedente vendia para o comércio local, e do carinho de alguns familiares distantes que, amiúde, o visitam.
Jaramillo nunca casou, nem teve filhos.
Veja ainda: 15 coisas que nos tiram anos de vida
Saiba mais: Estes 10 alimentos devolvem-lhe 10 anos de vida (no mínimo)
Comentários