O projeto “Maior”, de melhoria de acessibilidades para a população idosa da Consulta Externa do Hospital de Santo André – Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), e de promoção do envelhecimento activo, foi um dos projetos escolhidos pelos portugueses para receber o apoio da Missão Sorriso.

A entrega oficial dos prémios realizou-se na passada quinta-feira, dia 26 de Janeiro, e «reconheceu da melhor forma o empenho dos profissionais da Consulta Externa em melhorar as condições de acesso para os mais idosos, tornando-o um serviço “Amigo do Idoso”, mais humano e mais próximo de todos», salienta Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHLP.

Amália Pereira, directora da Consulta Externa e coordenadora do “Maior”, explica que «perante o envelhecimento que se observa na nossa população, deparamo-nos com um maior número de pessoas idosas com doença que recorrem ao nosso hospital, daí a necessidade que sentimos de o adaptar a esta população crescente». «O nosso projeto visa, essencialmente, a promoção da saúde com movimento, autonomia, independência, oportunidade e recuperação da população idosa».

Desta forma, o projeto “Maior” propõe «uma intervenção estruturada personalizada, que envolverá vários profissionais do hospital de diversas áreas e competências, no sentido de adequar melhor os acessos ao nosso hospital, facilitar o acesso a ajudas técnicas, promover um envelhecimento ativo através da prática de exercício físico e estilo de vida saudável, e dinamizar e aumentar o ensino para a saúde».

Nesta vertente, de educação para a saúde, «pretende-se também garantir as condições de ambientes capacitadores de autonomia na envolvente da pessoa idosa, com responsabilização do próprio idoso e da sua família, tendo como porta aberta o nosso serviço de ambulatório», explica Amália Pereira.

O Hospital de Santo André pode atender diariamente utentes de 12 concelhos nas suas várias especialidades, sendo que em 2010 foram realizadas mais de 190 mil consultas, uma grande parte destas a pessoas com mais de 65 anos, sendo reconhecido como um exemplo de qualidade e gestão equilibrada.

A humanização e ensino para a saúde têm sido uma grande aposta da Consulta Externa, que desenvolve regularmente actividades direcionadas aos seus utentes. São exemplos desta aposta as sessões de ginástica para diabéticos, as acções de rastreio e aconselhamento da diabetes e do pé diabético, a formação e aconselhamento ao nível da amamentação para futuros pais, ou os rastreios e acções de sensibilização para a exposição regrada e saudável ao sol, para prevenção de melanomas.

O prémio atribuído pela Missão Sorriso, no valor de 29.400 euros, será aplicado em acções inseridas nas áreas de “Movimento”, para fomentar um estilo de vida ativo e saudável da população idosa, “Autonomia / Independência”, para a promoção de um idoso autónomo e capaz de gerir a sua vida e saúde, “Novas oportunidades”, para a procura de atividades e passatempos na população idosa e pré-idosa, e “Reabilitação / Recuperação”, na adequação do hospital e outras instituições de prestação de cuidados de saúde para a população idosa.

1 de fevereiro de 2012

@SAPO

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.