Esta iniciativa tem o objetivo de alertar para as doenças do homem, como o cancro da próstata, mas também o cancro do testículo ou do pénis, as várias disfunções sexuais masculinas e as depressões. A iniciativa é da Associação Portuguesa de Urologia (APU) e conta com o apoio da farmacêutica Janssen Portugal e da Esfera das Ideias, editora e produtora de conteúdos.

O objetivo da campanha é chamar a atenção para estas problemáticas, contribuindo também para desmistificar algumas patologias e para incrementar o diagnóstico precoce das doenças que afetam o homem.

"Temos consciência da enorme importância que as campanhas têm na sensibilização e prevenção primária de saúde e esperamos que esta iniciativa permite aumentar o conhecimento sobre as doenças do foro urológico, tais como o cancro da próstata e testicular, mas também de outras questões, nomeadamente a saúde mental", refere Arnaldo Figueiredo, médico e coordenador da iniciativa junto dos médicos urologistas.

Para assinalar esta iniciativa serão lançadas duas cadernetas, junto de um público muito alargado, nomeadamente todos os urologistas ativos e reformados, diretores executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e coordenadores das Unidades de Saúde Familiar (USF), diretores clínicos de todos os hospitais, sociedades e associações médicas, Ministério da Saúde e Ordem dos Médicos.

A primeira caderneta terá as fotografias dos médicos urologistas que se comprometeram aderir à campanha, sendo que em dezembro será lançada uma nova caderneta com as fotografias de todos os que participaram, com e sem bigode.

Segundo o estudo Prostate Cancer: Living, not Just Surviving, o cancro da próstata é o segundo tipo de cancro mais frequentemente diagnosticado nos homens e o segundo mais comum a nível global. Até 90% destes cancros são detetados num estádio precoce quando o tumor ainda se encontra numa fase inicial, sendo diagnosticados todos os anos mais de 6.500 casos de cancro da próstata. Todos os anos, morrem 1.500 homens com esta doença.

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