O aumento de temperatura será mais acentuado no fim de semana, esperando-se valores máximos entre 33 e 40ºC nas regiões Centro e Sul, e entre 31 e 36ºC na região Norte.

Em Lisboa, prevê-se que a temperatura máxima se situe entre 32 e 34ºC no dia 4 de agosto e entre 37 e 40ºC durante o fim de semana.

Lisboa está a ser palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), com a presença do Papa Francisco e que, até domingo, deve reunir mais de um milhão de peregrinos de todo o mundo.

Em conferência de imprensa, Mário Silvestre, um dos adjuntos de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), avançou que haverá “um dispositivo preparado para fazer nebulização” da zona onde decorrerá a missa, no Parque Tejo, “caso haja necessidade”.

Face a esta previsão para os dias da JMJ, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda as seguintes medidas:

1. Sempre que possível, procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;

2. Beber água, pelo menos 1,5 litros/dia, sendo que em dias de maior calor deverá reforçar o consumo. Beber sumos de fruta natural sem adição de açúcar e evitar o consumo de
bebidas alcoólicas;

3. Optar por refeições leves e frescas;

4. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas;

5. Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;

6. Escolher as horas de menor calor para grandes deslocações;

7. Fazer pausas frequentes durante o dia, descansando e dormindo;

8. Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida;

9. Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24.

Mais informação pode ser obtida nas páginas da DGS, em www.dgs.pt, e do IPMA, em www.ipma.pt.

Veja ainda: 10 truques inteligentes para lidar com o calor sem ar condicionado