Até à data, ainda não se encontrou cura para a gaguez. Existem, porém, vários exercícios terapêuticos que, desenvolvidos com o devido apoio especializado, ajudarão a melhorar substancialmente a fala de crianças, jovens e adultos que gaguejem.

Gaguez da Infância à Adolescência foca essencialmente o período da infância e da adolescência, e está dividido em nove capítulos. Nos dois primeiros são expostas de forma sucinta as causas da gaguez, é explicado o que é esta patologia e quais são as suas características. Nos restantes, são dirigidos conselhos a pais, a educadores/professores e a profissionais da saúde para a prática de um trabalho preventivo no que respeita à gaguez e para o desenvolvimento e adequação de estratégias comunicativas de facilitação da oralidade das crianças/jovens que gaguejam.»

Mónica Sampaio Gaiolas nasceu em 1981 na cidade de Lisboa. Licenciou-se em Terapia da Fala, em 2003, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Desde então tem vindo a trabalhar em agrupamentos de escolas e clínicas médicas, com crianças, jovens e adultos com gaguez e outras patologias de fala/ linguagem.

É sócia da Associação Portuguesa de Gagos e atualmente trabalha em colaboração com a Asociación Española de la Tartamudez y otros Trastornos del Habla - ELOQUENTIA na aplicação de técnicas terapêuticas inovadoras no tratamento da gaguez.

2010-09-13

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.