- O novo coronavírus foi criado e patenteado pelo governo dos Estados Unidos: FALSO

Publicações partilhadas (A) no Facebook afirmam que o coronavírus detetado na China foi criado propositalmente por autoridades dos Estados Unidos. Para fundamentar essa alegação, as publicações mencionam uma patente registada antes do início da epidemia, mas o documento refere-se a outro tipo de coronavírus, patenteado após o seu surgimento para a elaboração de vacinas, por exemplo (B).

A: https://perma.cc/5Y2Y-VDMQ

B: http://u.afp.com/PatenteCoronavirus

- Vídeo mostra o mercado chinês onde teria surgido o vírus: FALSO

Um vídeo (A), visualizado mais de 700 mil vezes no Facebook, mostra, segundo o autor de uma das publicações "o Mercado de Wuhan, na China, onde surgiu o coronavírus". A alegação é falsa. As imagens mostram, na verdade, um mercado localizado na ilha de Celebes, na Indonésia (B).

A: https://perma.cc/BG2P-HRZG

B: http://u.afp.com/CoronavirusMercado

- Uma solução salina para se proteger do coronavírus: FALSO

Diversas publicações no Twitter, Facebook (A) e na rede social chinesa Weibo, partilhadas desde 20 de janeiro, garantem que um especialista chinês em medicina respiratória recomenda que as pessoas lavem a boca com uma solução de sal e água para impedir que sejam contaminadas pelo novo vírus.

Contudo, tanto a equipa do especialista, como a OMS desmentem essa afirmação. "O coronavírus contamina o sistema respiratório, que não pode ser higienizado lavando a boca", explicou o hospital onde trabalha a equipa médica do cientista Zhong Nanshan, a quem é atribuída a recomendação (B).

A: https://perma.cc/M893-58WA

B: Em inglês, http://u.afp.com/CoronavirusAdvice

- Foto mostra hospital construído em Wuhan em 16 horas: FALSO

A imagem de um prédio (A) foi partilhada centenas de vezes no Twitter e no Facebook como se mostrasse um hospital construído em apenas 16 horas em Wuhan, na China, para lidar com a epidemia do vírus 2019-nCoV. A foto circula, no entanto, há pelo menos um ano. A AFP visitou a obra do novo hospital que está a ser erguida em Wuhan a 27 de janeiro e concluiu que a construção ainda está na sua fase inicial (B).

A: https://perma.cc/4Z2B-PCAN

B: Em inglês, http://u.afp.com/wuhanhospital

- Modo correto de utilizar máscaras para se proteger do coronavírus: FALSO

Publicações partilhadas centenas de vezes (A) afirmam mostrar a maneira correta de utilizar máscaras faciais como proteção contra o coronavírus. Segundo as publicações, a máscara deve ser colocada de modo diferente por pessoas contaminas e por pessoas saudáveis.

Especialistas consultados pela AFP desmentiram essa alegação: “só há uma maneira de utilizar a máscara cirúrgica descartável corretamente”, afirmou a porta-voz da agência de Saúde do Sri Lanka (B).

A: https://perma.cc/KJ9V-3DDL

B: Em inglês, http://u.afp.com/FaceMasks

- Médicos preveem que os 11 milhões de habitantes de Wuhan vão morrer: FALSO

Uma publicação (A) partilhada milhares de vezes em quatro dias por utilizadores do Facebook no Sri Lanka garante que médicos temem que todos os habitantes de Wuhan - onde foi detetado o novo coronavírus - que estão em quarentena, irão morrer.

Isso é falso: as autoridades não expressam tal perspetiva. Além disso, a agência de saúde pública dos Estados Unidos, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), indicou que, mesmo que não seja desenvolvida uma vacina para este novo tipo de coronavírus, a maior parte das pessoas contaminadas irá recuperar-se sozinha da doença (B).

A: https://perma.cc/88K6-NFY8

B: Em inglês, http://u.afp.com/CoronavirusDead

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.