O “Natal Diferente” decorre durante a manhã do dia 24 de dezembro, momento em que os estudantes de Medicina da cidade de Lisboa visitam os doentes hospitalizados em 22 hospitais do país e, por isso, impedidos de passar a quadra natalícia nos seus lares, na companhia da sua família e amigos.

O “Natal Diferente” é uma das atividades mais emblemáticas da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML). Este ano oferece sorrisos aos doentes internados em hospitais das áreas de Lisboa, Almada, Beja, Leiria, Loures, Santarém, Setúbal, Vila Franca de Xira e na Madeira.

"Os estudantes encarnam o espírito natalício e proporcionam um ambiente familiar e único aos doentes internados. A iniciativa fomenta a partilha e o convívio ao mesmo tempo que proporciona animação – oferta de presentes, momentos musicais e humorísticos, ilusionismo, entre outros", diz a AEFML em comunicado.

As crianças internadas nos serviços de Pediatria dos hospitais associados ao projeto, para além de receberem presentes das mãos dos estudantes de Medicina, escrevem e desenham postais de Natal para oferecer aos doentes hospitalizados.

"Este é um ritual anual que se realiza há mais de 20 anos e está tão bem implantando que os alunos de medicina são acompanhados pelos seus familiares e amigos durante a acção de voluntariado", explica a AEFML na nota.

Este ano são esperados mais de 600 voluntários que irão entregar mais de 2.500 postais desenhados pelas mãos dos mais pequenos.

Além disso, o projecto instala um marco de correio nos hospitais para receber mensagens de apoio da população que serão depois entregues no dia 24 de dezembro aos doentes hospitalizados. A iniciativa pretende aproximar a população dos doentes.

Este projeto decorre em parceria com a Associação de Estudantes da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM), abrangendo todos os estudantes de medicina da cidade de Lisboa. A edição de 2018 contou com 530 voluntários e foram entregues mais de 2.000 cartas.

Convidamos a Comunicação Social a acompanhar os voluntários na manhã de 24 de dezembro de 2019.

Hospitais aderentes ao "Natal Diferente":

- Hospital Beatriz Ângelo

- Hospital das Forças Armadas

-  Hospital de Cascais - Dr. José Almeida

-  Hospital de Santa Cruz

-  Hospital de Santa Maria

- Hospital de Santo André, Leiria

-  Hospital de Vila Franca de Xira

- Hospital Distrital de Santarém

-  Hospital Dona Estefânia

-  Hospital dos Marmeleiros (Madeira)

-  Hospital Dr. Nélio Mendonça (Madeira)

-  Hospital Egas Moniz

-  Hospital Garcia de Orta, Almada

-  Hospital José Joaquim Fernandes, Beja

- Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Amadora-Sintra

-  Hospital Pulido Valente

-  Hospital Santa Marta

-  Hospital Santo António dos Capuchos

-  Hospital São Bernardo, Setúbal

-  Hospital São Francisco Xavier

-  Hospital São José

-  Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.