"As condições de acesso aos cuidados de saúde no Alentejo Litoral são preocupantes", afirmou Vítor Proença, presidente da CIMAL e do Município de Alcácer do Sal, à saída de uma reunião no passado dia 2 de abril com os Presidentes de Junta de Freguesia dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.

"Não estamos apenas a falar das dificuldades da população em chegar às extensões e centros de saúde ou ao Hospital. Também os espaços onde funcionam estes serviços estão bastante degradados, o que evidencia a falta de investimento na Saúde no Alentejo Litoral", referiu o autarca.

10 conselhos médicos para ter um coração de ferro
10 conselhos médicos para ter um coração de ferro
Ver artigo

"Os presidentes de Junta contactam todos os dias de forma direta com os cuidados de proximidade e relatam-nos o estado de degradação e desqualificação dos espaços onde decorrem as consultas, bem como a desadequação de equipamentos e a falta de material", alerta.

"Por outro lado, parece-nos que existem algumas dificuldades na execução de programas de saúde preventiva e de saúde pública, com efetivos efeitos na prestação de cuidados de proximidade", rematou.

A reunião, que decorreu em Grândola, inseriu-se no Roteiro pela Valorização da Saúde que a CIMAL - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral tem vindo a desenvolver.

No âmbito deste Roteiro, os Presidentes de Câmara dos cinco concelhos já reuniram com empresários, com as associações humanitárias e corpos de bombeiros e com as instituições de solidariedade social da sub-região.