Namorar com alguém de uma cultura totalmente diferente: entre o filme romântico e a série de terror

É isso mesmo! Namorar com alguém de uma cultura totalmente diferente é como ver um filme que mistura romance, comédia… e umas quantas cenas de uma série de terror! No início, tudo é fascinante: os sotaques, as expressões, as tradições e até as receitas culinárias diferentes. Mas com o tempo, o filme “namorar com alguém de uma cultura totalmente diferente” começa a exigir legendas - e por vezes, traduções simultâneas – para não ser mal-interpretado. E isso porque nem sempre é fácil decifrar se aquele “está tudo bem” é um verdadeiro sinal de paz ou um código misterioso para “adivinha”. Ou perceber porque é que nunca foi apresentado à família do(a) parceiro(a) ou porque é que a outra pessoa insiste em usar meias com sandálias.

Efetivamente, as diferenças culturais podem ser uma festa para os sentidos, mas exigem paciência, bom humor e muita abertura para aprender e adaptar. Afinal, o amor não tem um idioma oficial, pelo que convém ter um dicionário por perto!

namorar
namorar Felizes.pt

Dicas para namorar com alguém de uma cultura totalmente diferente

Se já tentou montar um móvel sem instruções, sabe como é namorar com alguém de uma cultura totalmente diferente: uma mistura de surpresas e gargalhadas perante as peças que não encaixam à primeira! Mas para manter a relação entre confusões com tradições, línguas e hábitos de vida diferentes, há que ter um enorme potencial para aprender e crescer.

Está preparado para descobrir como é que o seu romance multicultural pode funcionar em pleno? Aqui ficam algumas dicas (ou instruções!) para superar o desafio:

Fale sobre tudo

Não parta do princípio de que estão na mesma página. O melhor é perguntar o que significa "carinho" para ele(a) e explicar o que espera quando diz que precisa de espaço, por exemplo, porque o amor não se traduz com emojis (apesar de ajudarem).

10 perguntas que todos os casais devem responder para se conhecerem melhor
10 perguntas que todos os casais devem responder para se conhecerem melhor
Ver artigo

Seja curioso

Se quer saber mais sobre a cultura do outro, faça perguntas e pesquise. Por exemplo, aprender a dizer "bom dia" na língua dele(a) pode valer mais do que um ramo de flores!

Ria dos mal-entendidos

Vão surgir mal-entendidos, gafes e comentários negativos. Por isso, em vez de dramatizar, ria das diferenças: é meio caminho andado para respeitar o outro.

Viva as tradições

Natal português e ano novo segundo o horóscopo chinês? E porque não? Festa de aniversário com bolo e danças tradicionais? Força! Se misturar tradições, consegue criar uma cultura nova que só faz sentido a dois.

namorar
namorar Felizes.pt

Faça planos

Se vivem em países diferentes, mais cedo ou mais tarde vão ter de decidir qual dos dois vai mudar e quando e como o vai fazer. O amor à distância funciona melhor quando tem um destino, sabia?

Comunique com pequenos gestos

Envie uma mensagem na língua do outro, faça um prato típico da cultura dele(a), celebre um feriado que nem sabia que existia! Estes e outros pequenos gestos falam mais alto do que muitas palavras.

Aceite que a adaptação é mútua

Não basta que um ceda - o equilíbrio da relação está na capacidade de ambos darem um passo em direção ao outro. Por exemplo, você pode gostar de bacalhau com natas e a sua cara-metade gostar de picante ao pequeno-almoço. Ninguém precisa de perder as raízes, mas devem conseguir crescer juntos e aprender a dançar novas músicas.

namorar
namorar Felizes.pt

Respeite o que não compreende

Nem tudo vai fazer sentido. Talvez ele(a) tenha de pedir a bênção dos avós antes de tomar decisões ou não seja capaz de usar sapatos dentro de casa. Por isso, se não compreender, pelo menos respeite.

Estabeleça limites culturais e emocionais

Nem tudo o que é “normal” para um, vai ser confortável para o outro, por isso é importante negociar o que funciona para ambos.

Lembre-se que nem tudo é cultural

Às vezes é só personalidade! Por isso, antes de deitar as culpas em cima da cultura dele(a), pense bem: será uma teimosia pessoal ou um traço cultural?

Namorar com alguém de uma cultura totalmente diferente é aceitar viver entre dois mundos, mas com os pés firmes no presente que constroem juntos. Entre risos, tradições trocadas e expressões mal traduzidas, vai conseguir criar uma história tão única quanto o vosso amor. E se não conseguir? Pode sempre tentar de novo! Basta viajar, participar em intercâmbios ou aprender um novo idioma para conhecer pessoas com outras culturas… ou inscrever-se em sites de relacionamentos como o Felizes.pt: com mais de 500.000 portugueses inscritos, tem a garantia de poder vir a conhecer alguém que não vive aí na praceta e que tem hábitos de vida diferentes dos seus! Arrisque!

Imagem de abertura do artigo cedida por Freepik.