"Detetámos mais um secador de cabelo que não cumpre as normas de segurança elétrica e que não deveria estar à venda: o HOFFEN HD-9135 que se encontra nas lojas Pingo Doce", informa a DECO.
"Já comunicámos os resultados à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Este modelo vem juntar-se à lista de cinco modelos perigosos que detetámos no nosso último teste, publicado em setembro de 2019", acrescenta o comunicado daquela associação.
Segundo a DECO, os testes de segurança realizados implicam não só a utilização normal como a anormal, ou seja, quando algum fator externo ou avaria afeta o funcionamento correto do aparelho. "De facto, os equipamentos devem ter sistemas que protejam o utilizador caso ocorra um curto-circuito no motor ou um bloqueio da ventoinha, devido à entrada de um corpo estranho, por exemplo. Evita-se assim que, entre outras consequências, o aparelho comece a arder", explica.
"Também os cabos devem ser suficientemente resistentes à utilização. Para atestar esta característica, dobramo-los 10 mil vezes. As provas de segurança incluem ainda a verificação do acesso a partes ativas, da potência e da corrente dos aparelhos, do aquecimento, da resistência mecânica e da construção do equipamento e da resistência ao fogo, entre outros critérios", refere a DECO.
Conheça os secadores de cabelo a evitar
"Esperamos que os fabricantes retirem das lojas os aparelhos com problemas. Os consumidores que têm os modelos perigosos em casa devem contactar o fabricante e pedir o reembolso ou a substituição do secador", adverte a DECO.
Já em janeiro, a associação informou que outros dois secadores - Becken BPHD 2663 e Selecline 871466/RW807B - também tinham chumbado nos testes de segurança.
Criada em 1974, a DECO é uma associação independente e sem fins lucrativos, que trabalha lado a lado com os consumidores portugueses pela "qualidade, transparência e justiça".
A DECO Proteste é um parceiro SAPO Lifestyle.
Comentários