
Aquecer alguns tipos de óleos vegetais causa a libertação de grandes concentrações de químicos, chamados aldeídos, que causam cancro, doenças cardíacas e demência, defende Martin Grootveld da Universidade de Leicester.
Segundo o investigador, "uma refeição típica de peixe com batatas", preparada em óleo vegetal de milho ou girassol, contém 100 a 200 vezes mais aldeídos - considerado cancerígeno - do que o limite estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo este cientista, é preferível usar azeite, óleo de coco, manteiga ou mesmo banha, os dois últimos de fonte animal. Mas o azeite de oliva é o preferencial, lê-se na página da Universidade.
Em outro estudo da Universidade de Oxford, John Stein, professor de neurociência, refere que o consumo destes produtos podem provocar outros tipos de doenças.
"Se se consumir demasiado óleo de milho ou de girassol, o cérebro absorve demasiado ómega 6, expulsando o ómega 3. Acredito que a falta de ómega 3 é um fator poderoso que contribui para o aparecimento de problemas na saúde mental", cita o The Telegraph.
Comentários